FAPEMIG sedia encontro das assessorias estratégia de MG

Agência Minas - 27-04-2023
2731

As assessorias estratégicas do Estado (Aests) se reuniram nesta terça-feira (25) para compartilhar boas práticas desenvolvidas por órgãos e entidades estaduais na segunda edição do encontro da Rede Estratégia, coordenada pela Subsecretaria de Gestão Estratégica (Suges) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O objetivo é fortalecer o trabalho das Aests, impactando no aumento da eficiência, aprimoramento da prestação de serviços e estímulo ao desenvolvimento do Estado. A reunião foi realizada no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte. 

Ao todo, mais de cem pessoas, representantes de 21 assessorias estratégicas, participaram do evento. Aests são as unidades que conectam cada órgão e entidade do Estado à estratégia central do Governo de Minas. São elas que elaboram o planejamento estratégico do órgão em que atuam, realizam a gestão e o monitoramento dos projetos acompanhados pelo governador, pelo vice-governador e por secretários de Estado. Cabe à Seplag-MG coordenar o conjunto destes trabalhos. 

A Rede foi criada em 2023 para fortalecer institucionalmente as Aests, solucionar desafios comuns e fomentar os laços entre as unidades. Nesta edição, um dos temas do encontro foi a formatação da reorganização administrativa do Estado.

“Buscamos fazer dessa Rede um espaço de compartilhamento de informações e de conhecimento para empoderarmos as assessorias estratégicas. O objetivo é garantir que as unidades apoiem os secretários e a estratégia governamental. Os próximos meses serão de muito trabalho para implementar a reorganização administrativa e estamos à disposição para apoiar esse processo interno em cada unidade”, afirmou a subsecretária de Gestão Estratégica, Camila Barbosa Neves. 

Para Fabiano de Souza, chefe do Núcleo de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica (Nioge) da FAPEMIG, "a rede é um espaço de aperfeiçoamento das equipes e de difusão das melhores práticas de planejamento e gestão executadas nos órgãos estaduais. A FAPEMIG, além aprender com estas experiências, tem a oportunidade de conhecer e estreitar os laços com vários de seus parceiros e melhorar o alinhamento das estratégias e políticas de C,T&I".

Programação 

O evento também teve um espaço para troca de experiência entre as assessorias estratégicas. Nesta atividade, as Aests participantes escolheram uma unidade para falar sobre suas boas práticas.

A Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) apresentou o modelo de governança e o desdobramento estratégico da entidade. 

“Esse processo de compartilhar experiências e casos de sucesso é importante porque os participantes podem levar aquelas boas práticas para seus próprios órgãos. Muitas vezes as Aests enfrentam desafios em comum e, com essa conversa, elas podem ver como outras unidades já os solucionaram”, explicou o assessor da Suges, Lucas Fainblat. 

Em um terceiro momento do encontro, as equipes participaram de uma capacitação certificada sobre elaboração de decretos de competências. O tema também foi escolhido pelos participantes. “Essa interface entre o Governo e os órgãos garante que as estratégias tenham resultados de real impacto”, observou Lucas Fainblat.

O próximo encontro da Rede Estratégia será no dia 29 de maio. 


(Com informações da Agência Minas)