PROBLEMA QUE SOLUCIONA: Devido às suas altas massas moleculares, as proteínas da matriz são incapazes de ligarem ao sítio seletivo do polímero, caracterizando uma barreira física que impede uma seleção capaz de eliminar completamente as proteínas.
SOLUÇÃO APRESENTADA: Um novo polímero de impressão molecular restrito à ligação de macromoléculas por meio de revestimento externo com albumina sérica bovina – RAM-MPI-BSA. Um material seletivo de obtenção simples e barata e de alto desempenho, com capacidade de eliminar macromoléculas durante o processo de extração em fluídos proteicos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS: |
São materiais com a capacidade de eliminar 100% das macromoléculas presentes em fluídos proteicos submetidos à extração, sendo ao mesmo tempo capazes de se ligar seletivamente a moléculas alvo. Apresentam um longo período de vida útil, comprovado pela manutenção de seu desemprenho mesmo após cerca de 100 extrações consecutivas. A produção chega a ser 40 vezes mais baixo do que RAM comercial existente.
POTENCIAIS APLICAÇÕES: Utilizado em indústrias e laboratórios que trabalham com análises de fármacos e toxicastes em fluidos biológicos.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO: Protótipo
TITULARES:
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL FUNDAÇÃO
DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
UNIVERSIDADE
DE SÃO PAULO - USP
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UNIFAL: inovacao@unifal-mg.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui. |
|