Fluxômetros são equipamentos de grande porte. Além disso podem afetar os resultados finais em situações que ocorrem alterações na densidade da urina.
SOLUÇÃO APRESENTADA: É descrito um fluxômetro urinário domiciliar que compreende uma base dotada de um interruptor para acionamento do equipamento e Ieds de sinalização , sobre dita base sendo disposto o suporte metálico com alça que aloja os componentes eletro-eletrônicos e um microcontrolador, apresentando na alça a saída USB ; um coletor descartável disposto na região interna do suporte metálico , dito coletor descartável formado por três camadas, sendo uma primeira camada de parafina, uma segunda camada de celulose e uma terceira camada de parafina; um funiil descartável de celulose disposto na região interna do coletor descartável e um microcontrolador dotado de memória FLASH interna que realiza a conversão da capacitância em volume ao longo do tempo.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
A tecnologia é um aparelho médico para examinar a urodinâmica do paciente. Através da variação de capacidade elétrica, ocorrida quando a urina entra em contato com o recipiente, consegue calcular o volume, tempo e fluxo miccional. O principal diferencial é o uso domiciliar, ofertando ao paciente uma maneira mais confortável de realizar o exame e maior quantidade de dados para dados para os médicos tornando o exame mais confiável.
POTENCIAIS APLICAÇÕES: Setor médico
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO: Sistema de protótipo verificado e testado
TITULARES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:
PI 0805190-9
INFORMAÇÕES PARA CONTATO: Núcleo de Inovação Tecnológica da UFJF: pc.critt@ufjf.edu.br
LINKS ÚTEIS: Acesse o pedido de patente na íntegra aqui. |
|