SETOR ECONÔMICO:
Indústria Química
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Atualmente a análise de metais em fluídos biológicos por técnicas espectrométricas requer uma prévia etapa de mineralização (decomposição da matriz orgânica). Para tal, essas amostras orgânicas têm sido tratadas com ácidos fortes e peróxidos, e/ou submetidas a altas temperaturas e pressões por longos períodos, até que toda a matéria orgânica tenha sido convertida a CO2, água e gases de nitrogênio. Trata-se de um processo complexo, demorado e perigoso para o operador, além de consumir grandes quantidades de reagentes, e requerer equipamentos adicionais como fornos de micro-ondas, muflas, chapas aquecedoras, dentre outros.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Pelo emprego da tecnologia proposta, todas as etapas mencionadas anteriormente podem ser substituídas por uma simples etapa de extração em fase sólida empregando o RACNT-BSA. Esse material é capaz de capturar os metais em seu núcleo de CNT, e, ao mesmo tempo, excluir as macromoléculas presentes na amostra. Acredita-se que tal material possa ser empregado com sucesso em processos de extração gerando um custo muito menor ao procedimento analítico, além de rapidez, economia de reagentes e mão de obra especializada, dentre outras vantagens. A tecnologia proposta pode ser empregada com sucesso na extração de compostos orgânicos em matrizes proteicas seguido de análises por cromatografia. Neste sentido demonstra-se que a tecnologia desenvolvida possui peculiaridades e características únicas, promovendo um caráter de inovação, pois diminui riscos, aperfeiçoa etapas e reduz custos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Existe disponibilizado no mercado um produto semelhante ao que foi desenvolvido. A grande diferença desta tecnologia com a tecnologia proposta é que, além de utilizarem materiais diferentes em suas composições ele é utilizado somente para compostos orgânicos, ao passo que a RACNT-BSA pode ser utilizada tanto em analitos orgânicos quanto em inorgânicos.
O RACNT-BSA também apresenta um longo período de vida útil, comprovado pela manutenção de seu desempenho mesmo após cerca de 300 extrações consecutivas.
Em termos de custo, a produção do RACNT-BSA chega a ser 10 vezes mais baixo do que o comercial existente.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
Empresas/laboratórios especializadas na produção de extração em fase sólida, pré-colunas e colunas cromatográficas.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Protótipo.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALFENAS - UNIFAL - MG
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2014 001074 2
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de inovação tecnológica da UNIFAL: inovacao@unifal-mg.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.