SETOR ECONÔMICO:
Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares
Outros
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A presente invenção refere-se a uma estrutura com quatro pernas, acionada pela força do próprio usuário, aplicada na movimentação/reabilitação de pessoas com paralisia/deficiência motora nos membros inferiores (aqui referidos como "deficientes físicos"). A estrutura permite ao usuário realizar o movimento de caminhar.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A tecnologia é aplicada na reabilitação de pessoas paraplégicas ou com deficiência motora nos membros inferiores, permitindo ao usuário locomover-se de maneira autônoma e sem utilização de motores e fontes de energia elétrica ou combustíveis. O exoesqueleto possui um suporte torácico que fixa o usuário a uma base que contêm quatro pernas, sendo cada perna composta por um mecanismo paralelo para reproduzir o movimento da marcha humana. Possui apenas um grau de liberdade, atuado pelo próprio usuário através de alavancas.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
A principal inovação deste equipamento, além do projeto inovador como um todo, é a possibilidade de colocar uma pessoa paraplégica para andar com a própria movimentação do usuário. Assim, obtém-se uma estrutura de baixo custo que permite a movimentação e exercícios de todo o corpo visando a melhoria da qualidade de vida do usuário. Esta estrutura pode ser utilizada também para reabilitação da marcha humana em pacientes com problemas neurológicos.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Protótipo já testado.
TITULARES:
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2014 017342 0
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Departamento de Proteção e Transferência de Conhecimento da FAPEMIG:
dpit@fapemig.br
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU: atendimento@intelecto.ufu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.