SISTEMA DE SEGURANÇA PARA PROTEÇÃO DAS MÃOS DO OPERADOR DA SERRA CIRCULAR EM BANCADA

IDENTIFICADOR: 168 | DATA: 10-07-2020
3503

SETOR ECONÔMICO:

Construção civil

Outros


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O principal problema que a tecnologia soluciona é dar maior proteção das mãos do trabalhador no corte de madeiras ao utilizar a serra circular de bancada, e com isso, preserva-se a saúde física do trabalhador.

 

Para as empresas, além de evitar possíveis processos judiciais e indenizatórios na Justiça do Trabalho, também evita a parada dos serviços de carpintaria e a proporciona a continuidade da produção e ainda evita os custos da contratação de outro funcionário e prejuízos materiais decorrentes do acidente.


Para a sociedade, o sistema ao reduzir os acidentes dessa natureza, consequentemente reduz o gasto público do INSS com os benefícios ao trabalhador acidentado (tratamento e salários) conforme as consequências do acidente (simples corte até amputações de dedos e mãos)


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Trata-se a presente invenção de um sistema de segurança para serra circular de bancada no setor de carpintaria de obras ou afins.

A tecnologia é um sistema de proteção das mãos do trabalhador nas operações de corte de madeira na serra circular de bancada.  É utilizada quando a mão do trabalhador ultrapassa a distância de segurança do disco da serra circular. Desta forma o sensor de infravermelho atua ao reconhecer a mão do operador invadindo a zona de perigo da serra circular, e por meio de componentes elétricos e mecânicos, estes enviam sinais elétricos que proporcionam a frenagem do motor do disco da serra circular.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A principal vantagem deste sistema de segurança para as empresas é que torna o processo de corte de madeira mais seguro, além do baixo custo tanto para a sua fabricação quanto para a sua manutenção. 

A segunda vantagem é que a tecnologia evita o contato do dedo/mão do trabalhador com o disco da serra circular, para acionar a frenagem do motor da serra. Essa é uma  grande vantagem em relação a outros equipamentos similares onde é necessário o contato do dedo/mão do trabalhador com o disco da serra circular para iniciar a frenagem do motor e por essa razão não estão no mercado brasileiro, pois colocam em risco a integridade física do trabalhador e também não cumprem a legislação brasileira

Outra vantagem, é que a tecnologia tem potencial para aplicação em outros equipamentos com serra elétrica, entretanto precisa-se entender a necessidade do demandante para fazer um estudo sobre possíveis adaptações.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

É importante salientar que a tecnologia pode ser usada em canteiros de obras, por varejistas de materiais de construção e por marcenarias/serrarias. Em geral, ela é usada na cadeia produtiva da madeira, na etapa de preparação para utilização. Para aquisição da tecnologia, os empresários terão que optar pelo trade-off entre investimento em segurança do trabalho e as consequências causadas por acidente de trabalho.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Protótipo verificado e testado.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - IF SUDESTE MG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 202016017992-6


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica do IF SUDESTE MG: nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFJF: att.critt@ufjf.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.