TRATAMENTO FOTODINÂMICO DE SEMENTES DE TOMATE NA INATIVAÇÃO DA BACTÉRIA XANTHOMONAS SPP

IDENTIFICADOR: 170 | DATA: 13-07-2020
3218

SETOR ECONÔMICO:

Agronegócio


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O tomateiro é uma das culturas de maior expressão no mundo, entretanto, vários patógenos podem atacar a cultura. A mancha bacteriana,  causada pela bactéria Xanthomonas ssp, é uma doença que leva a perdas na produção e na qualidade dos frutos. A bactéria é transmitida pela semente e o uso de sementes livres do patógeno torna-se uma das formas mais eficazes de controle.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção propõe uma nova modalidade de tratamento de sementes, eficaz no controle de fitobactérias. Foi efetuado um estudo in vitro da suspensão bacteriana de Xanthomonas spp. na atividade fotodinâmica dos corantes azul de metileno, azul de toluidina a combinação de ambos, sobre irradiação, os quais foram capazes de inibir o crescimento bacteriano de forma eficaz.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O tratamento de sementes desenvolvido é eficaz no controle da bactéria, sem causar danos à qualidade fisiológica e sanitária das sementes, figurando como uma nova modalidade de tratamento de sementes que dispensa o uso de agrotóxicos. Trata-se, portanto, de uma "Patente Verde", uma vez que o recurso terapêutico não é tóxico ao homem, nem às sementes de tomates, sendo ambientalmente sustentável.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Em funcionamento/escala laboratorial.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2014 016900 8


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU: atendimento@intelecto.ufu.br

Departamento de Proteção e Transferência de Conhecimento da FAPEMIG:

dpit@fapemig.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.