SETOR ECONÔMICO:
Mineração
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
O objetivo da presente invenção é extrair o óxido de ferro contido na lama (rejeito) proveniente do processo de concentração de minério de ferro, possibilitando a recuperação de um material com alto valor agregado (óxido de ferro) a partir de um rejeito do processo. Como resultado, seria possível diminuir o volume de lama estocado em barragens e aumentar a eficiência global do processo, ao reincorporar o produto obtido (concentrado ultrafino de ferro) ao processo de produção do pellet feed para a indústria siderúrgica.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
O processo da presente invenção consiste em desaguar a lama até um teor de 13% de umidade, adicionar carbonatos ou hidróxidos alcalinos, calcinar ao ar, realizar uma têmpera e, em seguida, fazer a lixiviação, em meio ácido, da matriz vítrea formada, obtendo-se um precipitado rico em óxidos de ferro.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Um método para extração de óxido de ferro da lama (rejeito) do processo de concentração de minério de ferro, contendo quartzo como principal impureza, a partir da adição de fundente (hidróxidos ou carbonatos alcalinos) para o quartzo, na presenta de umidade, seguido das etapas de calcinação ao ar, têmpera e lixiviação em solução ácida. Como resultado, obtêm-se um concentrado ultrafino de óxido de ferro na fase hematita com características adequadas para incorporação ao pellet feed utilizado na produção do aço por indústrias siderúrgicas.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
Produção de pellets de concentrado de minério de ferro.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Bancada de laboratório.
TITULARES:
Comissão Nacional de Energia Nuclear / Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2018 015600 4
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Fernando Soares Lameiras - CDTN: fsl@cdtn.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.