PEIQ - Projetando Equipamentos da Indústria Química

IDENTIFICADOR: 196 | DATA: 24-08-2020
94

SETOR ECONÔMICO:

Indústria Química


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Permitir o projeto e a simulação de equipamentos da indústria para a separação sólido-fluido no campo gravitacional (câmara de separação, elutriadores e sedimentadores) e no campo centrífugo (ciclones, hidrociclones e centrífugas).


SOLUÇÃO APRESENTADA:

O aplicativo contém embutido em sua programação todo o equacionamento necessário para o projeto dos equipamentos: câmara de separação, elutriadores, sedimentadores, ciclones, hidrociclones e centrífugas. O aplicativo foi concebido para permitir a resolução de diferentes problemas de projeto. Para tal, empregou-se o uso de estudos de caso da literatura para validação da eficiência e precisão do aplicativo na predição dos dados de projeto de equipamentos de separação.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Permitir ao usuário simular diversas situações que acontecem na prática industrial. Assim, pode ser usado para simular a realidade profissional em sala de aula, proporcionando aos professores e alunos uma ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem. O aplicativo também pode ser utilizado pelos profissionais de engenharia, nas etapas de projeto de separação de particulados ou durante a operação para verificar detalhes ou propor melhorias na eficiência do processo.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Aplicação do software é no projeto e dimensionamento de operações de separação sólido-fluido da indústria. Assim alunos e professores podem empregar o aplicativo para uso educacional, enquanto os profissionais de Engenharia Química, de Alimentos, Produção e Ambiental, dentre outras, podem empregar no dia a dia da indústria, para projeto ou melhoria das condições operacionais do processo industrial.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2019 002278-5


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFTM: nit@uftm.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.