SETOR ECONÔMICO:
Cosméticos e Higiene Pessoal
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Tratamento fitoterápico de processos infecciosos, traumáticos e queimaduras, bem como eficácia cicatrizante em humanos e animais.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Formulações produzidas com as partes in natura de espécie vegetal largamente encontrada no Brasil, com atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antinociceptiva e cicatrizante. Trata-se de cinco formulações dermocosméticas (Bálsamo, Creme, Pomada, Gel e Sabonete líquido) frutos de resultados de projetos desenvolvidos na UFV.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Os produtos JACBIO® são destinados à saúde humana e/ou animal oriundos de produtos naturais com baixo custo e fácil acesso. Por se tratar de um produto natural, as espécies químicas em associação nestas formulações apresentam como uma alternativa na terapia antibacteriana, anti-inflamatória e cicatrizante. Ressaltamos que antibióticos naturais geralmente apresentam estruturas químicas complexas importantes para as interações específicas e reconhecimento por alvos macromoleculares em bactérias patogênicas. Guimarães e colaboradores (2010) relatam que há diversas razões que justifiquem a necessidade urgente por novos agentes antibióticos, por exemplo: as doenças infecciosas são a segunda maior causa de mortalidade do mundo; altas taxas de resistência microbiana, especialmente em ambientes hospitalares; o decréscimo constante observado no número total de novos agentes antimicrobianos aprovados pelo FDA; a necessidade de agentes que atuem por mecanismos de ação diferentes aos fármacos em uso.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Eficaz no tratamento de cortes, escoriações, feridas na pele, queimaduras, problemas dermatológicos, entre outras deformidades na pele. Devido a ação a antibacteriana das formulações, protegem as regiões comprometidas da pele, facilitando a cicatrização. Os efeitos comprovados em pesquisa mostram os resultados sobre as fibras colágenas e o estrato córneo oferecendo uma cicatrização mais consistente e segura.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Início da fase clínica (FASE I) em humanos. Um breve estudo com 30 pacientes avaliando a segurança clínica de uma das formulações foi concluído. Entretanto, estudos de aprimoramento da fase pré-clínica serão necessários.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 102018071844-4
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
COMISSÃO PERMANENTE DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: cppi.interacao@ufv.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.