FORMULAÇÃO PARA TRATAMENTO DA CANDIDÍASE OROFARÍNGEA CONTENDO NANOPARTÍCULAS DE PRATA ESTABILIZADAS POR EXTRATO DE CAESALPINIA FERREA

IDENTIFICADOR: 224 | DATA: 03-11-2020
3157

SETOR ECONÔMICO:

Fármacos


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A candidíase orofaringe, popularmente conhecido como ‘sapinho’, é uma infecção fúngica que causa ferimentos nos tecidos. Além disso, ela tem maior recorrência em pessoas com baixa imunidade, como crianças, idosos e pessoas com HIV.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Inventou-se uma formulação para tratamento da candidíase orofaríngea contendo nanopartículas de prata estabilizadas por extrato de caesalpinia férrea, com o intuito de potencializar o tratamento para essa enfermidade. O extrato mantém estabilizada a nano partícula, que tem atividade antimicrobiana de prata, impedindo que elas se juntem e formem uma macromolécula e o extrato também possui atividade antimicrobiana. Diante disso, a combinação dos dois potencializam o efeito antimicrobiano, ofertando uma forma eficiente para tratar o problema.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Trata-se a presente invenção de um fitoterápico nanoparticulado a ser veiculado na forma de gel ou solução por empresas de produtos odontológicos e /ou laboratórios farmacêuticos e tem por objetivo o tratamento da candidíase e da candidemia humana, a partir de nanopartículas de prata sintetizadas com o uso da espécie vegetal Caesalpinea ferrea (Tul.) Martius, a fim de obter um produto que gere um menor impacto ambiental e represente uma nova estratégia terapêutica à multirresistência fúngica aos fármacos existentes.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2017 017454 9


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

GERÊNCIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: ana.vidon@ufjf.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.