SETOR ECONÔMICO:
Biotecnologia
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
As doenças cardiovasculares acometem grande parte da população mundial, sendo consideradas um grave problema de saúde pública a nível global. Dentre as doenças cardiovasculares mais relevantes, destacam-se: hipertensão arterial sistêmica, síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca, arritmias,doenças valvulares e o infarto agudo do miocárdio.
Tendo em vista os elevados números de óbitos decorrentes de doenças cardiovasculares, é preciso salientar a importância de métodos que visem o diagnóstico mais rápido destas doenças, como infarto do miocárdio, e que propiciem um tratamento precoce, com melhor prognóstico para os pacientes.
A Troponina I é considerada um marcador padrão-ouro encontrado em concentrações anormalmente elevadas, no plasma sanguíneo, após lesão do tecido cardíaco. Como a sensibilidade dos testes convencionais para o diagnóstico precoce do infarto agudo do miocárdio é baixa e apresenta limitações como a rapidez e necessidade de mão de obra qualificada, torna-se relevante o desenvolvimento de metodologias analíticas mais sensíveis, simples e rápidas para o diagnóstico de injúrias cardíacas.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A presente invenção propõe uma tecnologia monitoramento de paciente que relata sintomatologia clássica de infarto agudo do miocárdio, consistindo em um imunossensor eletroquímico com eletrodo modificado com um nanocompósito e sensibilizado com anticorpo anti-troponina I.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Este imunossensor apresentou sensibilidade elevada, capacidade de diferenciação entre amostras reais de soro de pacientes saudáveis e infartados, capacidade de regeneração e estabilidade, tendo utilização simples e potencial para portabilidade.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Em funcionamento/escala laboratorial.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2019 002803 3
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU: atendimento@intelecto.ufu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.