SETOR ECONÔMICO:
Biotecnologia
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Necessidade de tratamento com agentes tumorais, além do potencial de tratamento de uma variedade de doenças humanas, como câncer, anemia falciforme, artrite reumatoide e hipertrofia cardíaca, associadas a disfunção de HDCAs.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A presente invenção refere-se a treze compostos inibidores de desacetilases de histonas, seu processo de síntese e seu uso como agentes antitumorais, composições farmacêuticas, processo de obtenção e uso. A maioria dos compostos descritos foi sintetizada em poucas etapas, mesmo apresentando estrutura química mais complexa que o fármaco vorinostat e a Santacruzamate A. Dentre os compostos sintetizados, seis apresentam um grupo pró-fluoróforo em sua estrutura química, o que os torna fluorescentes sob luz ultravioleta (¿ = 365 nm) e, assim, permite o uso desses como sondas biológicas para localizar e desvendar mecanismos epigenéticos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Os compostos descritos nesta patente de invenção apresentam estrutura químicamais simples que o fármaco romidepsin (2) e, em sua maioria, estrutura química mais complexa que os seus protótipos.
A intervenção nas alterações epigenéticas tem se apresentado como um campopromissor no desenvolvimento de novos fármacos.
Uma variedade de doenças humanas, como câncer, anemia falciforme, artrite reumatóide e hipertrofia cardíaca, está associada à disfunção de HDACs.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY - UFSJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2016 021672 9
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de inovação tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.