ARMADILHA LUMINOSA E ADERENTE PARA INSETOS

IDENTIFICADOR: 278 | DATA: 09-02-2021
3036

SETOR ECONÔMICO:

Biotecnologia


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Os insetos estão presentes em quase todos os ambientes terrestres e colonizaram também os ambientes aquáticos. Alguns insetos são grandes vetores biológicos e mecânicos de doenças, sendo responsáveis por mais mortes que qualquer vertebrado, como felinos (incluindo onças e leões), rinocerontes na África, peixes como tubarões e arraias, cobras venenosas por todo o globo, e mesmo outros invertebrados, como escorpiões, caramujos, água viva e aranhas. Milhões de mortes são causadas anualmente por doenças como a dengue, malária, febre amarela e leishmanioses.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Esta armadilha utiliza quatro princípios para atração e retenção de insetos voadores, sendo estes: sistema adesivo, luz em comprimento de onda visível e na faixa ultravioleta e cores específicas das faces dela. Assim, através de aderência e luminosidade, ocorre a captura de insetos, podendo ser utilizada em diversos meios, sendo um produto adaptável a grande diversidade de ambientes e a variabilidade das características de diversas espécies de insetos.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Não prejudica a saúde das pessoas e o meio ambiente (não envolve inseticidas); 

Pode ser utilizado em todos os tipos de ambientes; 

Baixo custo de montagem e consumo de energia; 

Auxilia como método preventivo no controle de doenças veiculadas por vetores (biológicos ou mecânicos), especialmente na área da saúde;


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Diversos ambientes nos quais deseja se reduzir ou eliminar a presença de insetos, tais como restaurantes, supermercados, hospitais, consultórios, edifícios residenciais e comerciais, dentre outros.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 20 2015 025397-0


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFTM: nit@uftm.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.