Existem órteses com o intuito de inibir o tremor humano, algumas delas inibem apenas o tremor de punho, outras inibem o tremor de todo o membro superior, porém são de difícil utilização, e não ergonômicas. Algumas das órteses existentes, devido ao tamanho, podem interferir nas atividades diárias dos usuários. Outro aspecto negativo é que estas órteses ainda não estão disponíveis à população.
SOLUÇÃO APRESENTADA: Órtese ativa, que contém a luva instrumentada, para atenuação do tremor humano, projetada considerando-se fatores ergonômicos que possibilitem a livre movimentação do punho, sem interferir nos movimentos diários. A solução proposta é atenuar o tremor humano, sem proporcionar os transtornos. |
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
A luva é composta por um material maleável e confortável, que se ajusta perfeitamente na mão de uma pessoa. Profissionais da saúde podem utilizar a luva (sem a presença do atuador) para a quantificação do tremor do paciente, determinando o nível do tremor antes e depois de uma determinada terapia, com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento utilizado. Atenua o tremor de punho em pacientes com diversas patologias geradoras de tremor, melhorando significativamente a qualidade de vida dessas pessoas.
POTENCIAIS APLICAÇÕES: Área médica.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Protótipo
TITULARES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI: BR 10 2014 023282 6
INFORMAÇÕES PARA CONTATO: Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU: atendimento@intelecto.ufu.br
LINKS ÚTEIS: Acesse o pedido de patente na íntegra aqui. |
|