MINI-IMPLANTE ORTODÔNTICO COM CABEÇA SUBSTITUÍVEL

IDENTIFICADOR: 333 | DATA: 14-07-2021
1632

SETOR ECONÔMICO:

Biotecnologia


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Permite ao profissional trocar a porção da cabeça do mini implante ortodôntico (MIO), sempre que necessário, dispensando a remoção e reinstalação de um novo MIO. Cabeças diferentes podem ter formatos e acessórios diferentes e, principalmente, alturas diferentes, que podem servir para que o MIO seja instalado em áreas de difícil acesso uma única vez, como em depressões ósseas, dispensando a necessidade de remoção e reinserção quando há exigência de utilizar outro modelo de cabeça, facilitando o trabalho do profissional ortodontista e protegendo o paciente acerca de complicações cirúrgicas.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção comparada com as já existentes no estado da técnica apresenta a vantagem de ser multiuso, ou seja, atende a várias situações clínicas, já que permite a adaptação de desenhos, alturas e tamanhos de cabeças diferentes, o que pode ser decisivo numa retração, intrusão ou desinclinação, por exemplo, dispensando a remoção e reinstalação de um novo MIO, bastando substituir a cabeça do MIO conforme a aplicação desejada.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Permite a troca da cabeça por vários modelos, caracterizado por um sistema de encaixe por furo e eixo com uma geometria diminuta e que garante a fixação com um simples encaixe, dispensando a remoção e reinstalação de um novo MIO e possibilitando a sua aplicação em sítios ósseos inter radiculares de espaço reduzido. Assim, garante a segurança para o paciente que não é submetido a dois atos cirúrgicos bem como facilidade e rapidez para o profissional. Possibilita ao paciente a redução das complicações operatórias, como a perfuração radicular, lesões a estruturas anatômicas próximas e dores por perfurações frequentes.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Utilizado como ancoragem esquelética nas diversas aplicações clínicas e em toda a extensão da região óssea bucal, tanto na região alveolar e supra alveolar, bem como na região do osso palatino.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

TRL4


TITULARES:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - IF SUDESTE MG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 20 2016 014962 8


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica do IF SUDESTE MG: nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFJF: att.critt@ufjf.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.