SETOR ECONÔMICO:
Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A presente invenção refere-se a um equipamento extrator e método de extração que visam auxiliar a determinação de bases nitrogenadas voláteis por volumetria em diferentes matrizes alimentícias, de forma contínua.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Garante maior repetitividade e celeridade no procedimento de extração de bases voláteis de forma mais segura que o método tradicional utilizado. As determinações que são realizadas pelo equipamento e método, fazem parte do rol de análises de controle de qualidade de produtos cárneos, como análises de Bases Nitrogenadas Voláteis em alimentos destinados ao consumo humano e animal, sendo possível sua utilização na indústria alimentícia e veterinária.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O método e o equipamento desenvolvido, além de ser mais seguro que o tradicionalmente utilizado na determinação de Bases Nitrogenadas, é mais econômico, robusto e ágil aumentando a frequência analítica.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
As determinações que são realizadas pelo equipamento e método, fazem parte do rol de análises de controle de qualidade de produtos cárneos, como análises de Bases Nitrogenadas Voláteis em alimentos destinados ao consumo humano e animal.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2020 013440 0
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
cppi.interacao@ufv.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.