Desenvolvimento e aplicação de processos catalíticos homogêneos e/ou heterogêneos ambientalmente mais sustentáveis e eficazes na transformação química de ingredientes derivados de matéria-prima biorenovável, em particular, compostos terpenóides, via reações promovidas por ácidos, oxidação, hidroformilação e hidrogenação.
SOLUÇÃO APRESENTADA: Promover a melhorar gestão e uso dos recursos renováveis com o desenvolvimento e aplicação de tecnologias catalíticas que melhorem significativamente a eficiência de processos industriais convencionais atualmente empregados, ao transformar a matéria-prima abundante e de baixo valor em nosso país em um produto final de alto valor agregado. Assim, contribuímos para o desenvolvimento econômico do Brasil ao alterar seu papel de importador/consumidor de produtos beneficiados para o papel de produtor/exportador de matérias-primas e detentor de tecnologias.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS: A molécula de sabineno apresenta uma estrutura química peculiar e promover a oxidação seletiva dessa substância é um desafio. Os poucos processos descritos, limitam-se a utilização de rotas sintéticas orgânicas tradicionais e defasadas (reagentes são usados em quantidades estequiométricas e baixo rendimento para os produtos), visando, em sua maioria, a obtenção majoritária de (-)-sabina cetona. Nesse sentindo, nossa tecnologia apresenta avanços tecnológicos significativos em relação aos processos descritos até o presente momento, ao propor um processo catalítico homogêneo para a oxidação da molécula de sabineno catalisada por paládio(II), na presença de peróxido de hidrogênio, um agente oxidante ambientalmente amigável e economicamente acessível, em solventes apróticos polares e não polares, sob condições brandas de reação. Neste processo foram obtidos com seletividade os compostos sabina cetona, duas novas cetonas monoterpênicas do tipo carano e dois produtos isoméricos oxigenados, intimamente relacionados entre si; os quais apresentam propriedades organolépticas agradáveis e, portanto, com potencial de aplicação na indústria de química fina.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES: Alimentos e Bebidas, Farmacêutico e Pesquisa Médica e Químico.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO: Patente Depositada.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI: BR 10 2021 010520-8
INFORMAÇÕES PARA CONTATO: Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br
LINKS ÚTEIS: Acesse o pedido de patente na íntegra aqui. |
|