SISTEMA PARA CONVERSÃO DINÂMICA ENTRE CICLOS TERMODINÂMICOS DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

IDENTIFICADOR: 37 | DATA: 26-05-2020
2734

SETOR ECONÔMICO:

Mecânica e Bens de Capital


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Melhor desempenho na conversão da energia química proveniente do

combustível em energia mecânica disponível no eixo de manivela dos

motores.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Um meio que possibilita a conversão dinâmica entre os ciclos termodinâmicos

Diesel e Otto em motores de combustão interna de forma menos intrusiva.

O modelo permite que um motor originalmente do ciclo Diesel opere no ciclo

Otto e que haja uma comutação dinâmica entre os ciclos. O método pode ser

aplicado tanto em motores de quatro tempos, quanto em motores de dois

tempos e independe da razão de compressão do motor.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Comutação dinâmica entre os ciclos através do controle da vazão mássica de ar

admitido, no momento e quantidade de combustível injetado e na temperatura

da mistura ar e combustível durante o processo de compressão. 


POTENCIAIS APLICAÇÕES:

Em motores 


TITULARES:

SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA - SMC


NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:

BR 10 2018 011914 1


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas: nit@pucminas.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.