SETOR ECONÔMICO:
Fármacos
Pesquisa Médica
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A hipertensão arterial provocada por sensibilidade ao sal (essencialmente NaCl – cloreto de sódio) é um problema grave de saúde e que acomete grande número de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 25% da população normotensa seja sensível a sal e que 50 a 75% da população hipertensa apresenta uma resposta exagerada de pressão arterial ao aumento agudo no consumo de sal (Weinberger, 1996). Isso é clinicamente relevante porque postula-se que a sensibilidade da pressão arterial ao sal seja um fator prognóstico de doenças cardiovasculares muito mais potente que os níveis de pressão arterial por si só (Weinberger, 1996). Além disso, o número de pessoas que vêm apresentando resistência aos medicamentos utilizados para tratamento da hipertensão está crescendo, atingindo percentuais na ordem de 15% dos hipertensos no Brasil. Assim, faz-se necessária a busca por novas estratégias terapêuticas e fármacos que possam ampliar o repertório medicamentoso para tratamento da hipertensão arterial, especialmente as formas sal-dependente.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A invenção compreende formulações a base de extrato alcoólico de goiabeira destinada ao tratamento da hipertensão arterial e que também apresente efeitos redutores de peso corporal. O desafio foi obter um conjunto de formulações de uso oral que pudessem ser ingeridas em doses compatíveis com terapia medicamentosa de uso oral, diariamente e que fossem efetivas em reduzir os níveis de pressão arterial em indivíduos sob dieta com altos teores de sódio.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Por suas características e usos, a presente invenção se enquadra nos campos da Farmácia e Farmacognosia, oferecendo um incremento no arsenal terapêutico para a hipertensão arterial.
POTENCIAIS E PLICAÇÕES:
Saúde, Bem Estar, Farmacêutico.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Patente Depositada.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2019 001482-2
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br
LINKS ÚTEIS: