SETOR ECONÔMICO:
Fármacos
Serviços de Saúde
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Faz-se necessário o desenvolvimento de novas moléculas com ação antimalárica, as quais o Plasmodium não apresente mecanismos de resistência. Além disso, faz-se necessário o desenvolvimento de sistemas de liberação de moléculas que permitam veiculá-las de modo que a sua biodisponibilidade oral seja aumentada, tornando o tratamento mais eficaz, e que promovam a liberação contínua e prolongada desta molécula, fazendo com o que o parasito seja permanentemente exposto à terapia, evitando resistência, reincidência e/ou recrudescimento da doença.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A nanoemulsão incorpora o 10-(4,5-dixidrotiazol-2-iltio)decan-1ol, um composto sintético antimalárico atuante contra cepas de Plasmodium resistentes à cloroquina. Devido a este fato, esta nanoemulsão permite o tratamento da malária, inclusive diante de cepas resistentes. Adicionalmente, esta nanoemulsão é composta por excipientes promotores de absorção, que aumentam a biodisponibilidade do 10-(4,5-dixidrotiazol-2-iltio)decan-1ol quando administrado por via oral, sendo um recurso para aumentar a eficácia farmacológica do composto, e consequentemente, a eficácia do tratamento.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Este composto apresenta atividade antimalárica contra cepas de Plasmodium, o parasito que induz a malária, inclusive àquele resistente à cloroquina, um fármaco antimalárico usado tradicionalmente no tratamento desta doença.
POTENCIAIS E PLICAÇÕES:
Saúde e Bem Estar.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Patente Publicada.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2019 000669-2
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br
LINKS ÚTEIS: