SETOR ECONÔMICO:
Outros
Tratamento e abastecimento de água
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
O problema solucionado consiste, a partir de águas salinas ou salobras, na produção de água potável para abastecer as necessidades de uma família ou pequenas comunidades.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A solução apresentada consiste na concentração da luz solar por um dispositivo (reflexivo ou refrativo) para aquecer águas impróprias para o consumo humano e animal. A concentração da luz (gratuita, limpa e renovável) promove o aquecimento dessas águas com respectiva geração de vapor. Por sua vez, o vapor de água pode ser condensado e utilizado diretamente por seus usuários, haja vista a ausência de sais e microrganismos patogênicos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
I – utilização de uma energia limpa, gratuita e renovável (luz solar);
II – aparato simples e barato para produção de água potável;
III – estrutura compacta e de fácil transporte para a utilização em pequenas comunidades, lugares remotos ou localidades escassas de recursos hídricos potáveis;
IV – desinfecção microbiológica simultânea com a evaporação devido ao calor e à radiação ultravioleta proporcionados pela luz solar.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
A tecnologia funciona e foi testada em escala laboratorial, embora possa ter seu scale-up perfeitamente expandido para demandas maiores de água potável.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 20 2016 005218 7
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU: atendimento@intelecto.ufu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.