MICHELZINHO - EMOÇÕES E AUTISMO

IDENTIFICADOR: 382 | DATA: 29-07-2021
3034

SETOR ECONÔMICO:

Educação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O software permite permite desenvolver as habilidades de reconhecer e expressar as emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, desgosto, surpresa e medo.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Uma ferramenta baseada em jogo “sério” para auxiliar no ensino de competências emocionais e sociais em pessoas com transtorno do espectro autista e deficiência intelectual.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Essa solução possui três módulos: jogo sério, processamento e reconhecimento e dados. O módulo um é um jogo sério com cenários interativos para o usuário aprimorar as habilidades de forma divertida. No segundo módulo, técnicas de processamento de imagens para detecção e reconhecimento da emoção permite ao especialista acompanhar o desenvolvimento dessas habilidades e verificar durante essas sessões se as representações das emoções estão corretas. O último módulo tem os dados  armazenados de cada sessão de terapia realizada por um especialista. Esses dados podem contribuir com as estratégias para melhorar essas habilidades.  Essa ferramenta pode contribuir com os indivíduos com autismo de forma a  melhorar as habilidades relacionadas com as emoções.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Ensino, Jogo, Diversão.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2019 000746-8


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU: atendimento@intelecto.ufu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.