Rede de Amigos de Estudo (RAE)

IDENTIFICADOR: 394 | DATA: 10-08-2021
2933

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação

Educação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Avaliar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Rede de Amigos de Estudos (RAE) é uma rede social educacional voltada para professores e estudantes do Ensino Médio e fornece recursos como banco de questões de vestibulares, criação de turmas e simulados, além de indicadores de aprendizagem.

A RAE busca auxiliar tanto estudantes quanto professores do Ensino Médio, por meio da mineração de dados educacionais e da recomendação de conteúdo.

Para os estudantes a RAE busca auxiliar nos problemas relacionados a aprendizagem e a preparação para os processos seletivos do Ensino Superior como vestibulares e ENEM.

Para os professores a RAE apresenta soluções que auxiliam no diagnóstico da aprendizagem dos estudantes por meio de funcionalidades como criação de turmas e simulados, indicadores de aprendizagem.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

- Plataforma responsiva, ou seja, construída com tecnologias que permitem a adaptação automática dos componentes das telas de acordo com a resolução da tela do dispositivo que a está acessando (smartphones, tablets, computadores e notebooks).

- Plataforma 100% on-line que possibilita o acesso a partir de qualquer lugar que possua acesso à internet, sem restrições de horário.

- Visualização de indicadores de aprendizagem em diferentes níveis, do mais panorâmico como as turmas do professor, até o mais detalhado, individual por aluno.

- Criação de simulados a partir da base de questões de vestibulares e do ENEM.

- Dashboard com os indicadores mais relevantes ao professor como, assuntos mais difíceis, estudantes com menores níveis de aprendizagem.

- O processo de criação da RAE, desde seu início, tem sido realizado, sob padrões de desenvolvimento de software com foco no usuário final que utiliza testes de usabilidade para validação da qualidade do produto desenvolvido. Em 2019, durante a realização da pesquisa conduzida pelos autores da RAE no mestrado ProfEPT, 54 estudantes do 3º ano do Ensino Técnico Integrado do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participaram de um experimento onde puderam conhecer, testar e avaliar a qualidade da RAE. Em 2020, ainda na mesma pesquisa, 10 professores conheceram, testaram e avaliaram a qualidade da RAE por meio de um teste de usabilidade.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Plataforma educacional para Ensino Médio.


TITULARES:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR512020001526-3


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

ernanimelo@iftm.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

rae.midi.upt.iftm.edu.br