Observatório ProfEPT

IDENTIFICADOR: 395 | DATA: 10-08-2021
3711

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação

Educação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Gerenciamento de programas de mestrado/doutorado em rede nacional.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

O Observatório ProfEPT é sistema web (responsivo, ou seja, que também pode ser acessado pelo smartphone) que auxilia na gestão, diagnóstico, autoavaliação, divulgação de resultados (dissertações e produtos educacionais) e acompanhamento de egressos do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT).

O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial (nos dois primeiros períodos os alunos possuem aulas presenciais e no terceiro período as aulas são à distância) em 40 instituições associadas (IA). No terceiro período o aluno de uma IA pode se matricular em disciplinas de outras IA. O programa está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O software possui as seguintes funcionalidades:

- Gestão: Gerenciamento de pessoas (docentes permanentes e descredenciados, discentes, egressos e secretários); Gerenciamento de disciplinas eletivas (solicitação, documentação e exportação para o ambiente virtual de aprendizagem); Gerenciamento de permissões (para várias funcionalidades no sistema). Os perfis de usuários são: docente; discente; secretário; coordenador local; coordenador nacional; administrador.

- Diagnóstico: O software disponibiliza o perfil do corpo docente permanente (formação, temas de pesquisa e produção científica). Além disso, o sistema gera vários indicadores, tais como: produção científica do corpo docente por IA; assuntos mais pesquisados por IA; e o mapeamento geográfico de discentes e egressos.

- Autoavaliação: O software gerencia a autoavaliação do programa, desde a aplicação dos instrumentos até a geração dos indicadores da autoavaliação. Temos 4 instrumentos diferentes que são aplicados para Discentes, Egressos, Docentes e Coordenadores Locais. Os indicadores são exibidos em dois formatos (CAPES e NAPE – Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico).

- Divulgação de resultados: O software divulga e produz estatísticas de acesso das dissertações e produtos educacionais produzidos pelo programa em nível nacional.

Vale ressaltar que para a elaboração e vários indicadores, o Observatório ProfEPT extrai dados da Plataforma Lattes e do Periódicos Qualis CAPES.

O acesso é através do link: obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br

Este software é imprescindível para o programa ProfEPT. Além disso, o software pode ser facilmente adaptado ou estendido para outros programas de pós-graduação stricto sensu em rede nacional.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Plataforma web para programas de mestrado e doutorado em rede nacional.


TITULARES:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR512020001776-2


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

ernanimelo@iftm.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/