Disease Data Monitoring and Visualization: DDMV System

IDENTIFICADOR: 400 | DATA: 12-08-2021
2746

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação

Saúde


BREVE DESCRIÇÃO:

O aumento da população e a aglomeração de pessoas em grandes centros urbanos industriais fez com que as taxas de produção de agentes poluentes aumentassem grandiosamente. Como consequência, trouxe mais problemas de saúde, principalmente relacionados à respiração. Assim, para que os responsáveis consigam solucionar este problema é importante criar ferramentas computacionais que sejam capazes de ajudar na previsão e visualização das bases de dados, para que seja compreensível sua gravidade e abrangência. Este sistema denominado Disease Data Monitoring and Visualization: DDMV System mostra as visualizações de dados extraídas dos dados públicos do governo federal sobre os óbitos das “doenças do aparelho respiratório - DAR” durante 21 anos. Foram realizadas visualizações básicas, bem como regressões para a apresentação dos dados.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A partir do software pretende-se solucionar o problema de falta de informação se a doença Covid-19 tem maior mortalidade se comparada à outras doenças, e se existe correlação entre as doenças do aparelho respiratório com as mortes por Covid-19. Por isso, esperamos que os principais usuários do DDMV serão os responsáveis pela gestão pública, especialmente da área de saúde, bem como pesquisadores científicos de qualquer localidade. Além disso, os dados poderão ser usados pelos governos locais e até mesmo internacionais sobre os dados de óbitos do aparelho respiratório e dados do Covid-19. Organizações não-governamentais também podem usufruir do sistema.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Para solucionar o problema dos dados do Governo Federal, ligados ao sistema único de saúde (SUS) foram implementados diversos gráficos geográficos que mostram as maiores incidências absolutas de óbitos por cada uma dessas doenças (Covid-19 e Doenças do Aparelho Respiratório), gráficos de linhas e barras. Além disso, gráficos de temperatura e de incidência também foram apresentados.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

As vantagens técnicas desta aplicação consistem em gerar gráficos baseados nas informações disponibilizadas pelo governo federal do Brasil a respeito da mortalidade de doenças no país, o que permite assim o monitoramento destas, de modo a prover para a gestão pública de saúde definir estratégias para reduzir a mortalidade das doenças monitoradas, já que a visualização de dados permite chegar a estratégias e conclusões de forma mais simplificada.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

A aplicação principal do software consiste em um sistema para internet para a área de saúde, cujo principal objetivo é a visualização de dados do sistema único de saúde do Governo Federal sobre dados de óbitos por diversas doenças. Ou seja, a aplicação é capaz de gerar diferentes tipos de gráficos a partir de dados de mortalidade de Covid-19 e doenças do aparelho respiratório. Porém o sistema pode ser incrementado com o objetivo de apresentar dados de outras doenças de bases abertas e públicas disponíveis no site do Ministério da Saúde do Governo Federal.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carvalho, A. A.; Araújo Lima, D. Aplicação para a visualização de dados e predição de casos de doenças do aparelho respiratório. Periódico Anual de Trabalhos de Conclusão de Curso. Uberlândia, MG, Brasil:Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), 2021. (Outra produção bibliográfica)


TITULARES:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR512021001212-7


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

danielli@iftm.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.