ESSS: Erythematous-Squamous Specialist System

IDENTIFICADOR: 401 | DATA: 12-08-2021
3058

SETOR ECONÔMICO:

Biotecnologia

Software e Tecnologia da Informação

Serviços

Saúde


BREVE SOLUÇÃO:

A ciência de dados e o aprendizado de máquinas para análises preditivas na saúde pública têm sido cada vez mais usadas e demonstram ser mais eficazes quando comparadas à análises tradicionais. Isso porque essas aplicações são capazes de lidar com grandes volumes de dados e retornam resultados mais rápidos. Com a utilização de algoritmo de árvore de decisão é possível analisar e identificar padrões de características em uma base de dados pública. Este processo foi utilizado no nosso estudo para identificar seis doenças dermatológicas do tipo eritêmato-escamosas, que incluem, psoríase, dermatite seborreica, líquen plano, pitiríase rósea, dermatite crônica e pitiríase rubra pilar. Por serem de difícil diagnóstico, já que apresentam características semelhantes, os médicos detectam essas doenças usando algumas características clínicas e histopatológicas do paciente. Na aplicação denominada - ESSS: Erythematous-Squamous Specialist System, um conjunto de regras descoberto por meio da mineração de dados, para a criação do conhecimento de um sistema especialista capaz de diagnosticar doenças do grupo das doenças eritemato-escamosas.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O novo sistema especialista aqui criado é denominado Erythmatous-Squamous System (ESS). O sistema possui alta acurácia que pode auxiliar no diagnóstico e classificação das doenças do grupo dermatológico estudado e de acordo com usuários não especialistas, o sistema apresenta um bom nível de satisfação em relação à usabilidade.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

O sistema especialista ESSS é um aplicativo mobile que foi desenvolvido para ser acessado por médicos dermatologistas. Poderá também ser acessado por pacientes, desde que estes detenham dos conhecimentos necessários para o manuseio e seja capaz de responder às perguntas da aplicação. Inicialmente, assim que usuário entra na aplicação, uma tela de boas-vindas é apresentada ao usuário e ele deverá clicar no Botão Entrar para responder às perguntas. Assim, que ele clica é iniciada uma tela com 4 opções: (a) Clínico, (b) Histopatologia, (c) Completo e (d) Informações. Posteriormente, dependendo do teste escolhido são mostradas as perguntas, podendo ser 10 perguntas do exame considerando apenas o caso clínico, 22 perguntas do exame considerando apenas a histopatologia do paciente ou ainda 32 perguntas do exame completo.  Por fim, o paciente envia o resultado concordando que os dados enviados serão usados para pesquisas relacionadas à mineração de dados de doenças dermatológicas.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A aplicação aqui desenvolvida se pauta em uma base de dados real, cuja acurácia permite um número baixo de erros, conforme testes realizados. A aplicação foi testada e apresentou boa usabilidade. Sendo assim, sistema é interessante para o uso de tecnologias na área da saúde. Diante disso, podemos concluir que o uso do aplicativo pode ajudar um determinado profissional da saúde a classificar um tipo de doença dermatológica em um primeiro momento. Com isso, será possível fazer diagnósticos de uma maneira mais rápida e com grandes chances de obter resultados precisos.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

A principal aplicação do software é no setor da área da saúde, mais especificamente, na área de ciências médicas, na subárea de dermatologia. Outra aplicação do software está no apoio ao diagnóstico dermatológico de seis tipos de doenças dermatológicas do grupo eritêmato-escamosas, que incluem, psoríase, dermatite seborreica, líquen plano, pitiríase rósea, dermatite crônica e pitiríase rubra pilar.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Soares, A. L.; Lima, Danielli A. Visualização de interfaces de um sistema especialista de apoio ao diagnóstico de dermatoses do grupo eritemato-escamosas In: 7º Encontro de Pesquisa e Extensão (EnPE), 2020, Patrocínio, MG, Brasil. Anais do 7º Encontro de Pesquisa e Extensão (EnPE). Patrocínio, MG, Brasil: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patrocínio, 2020. v.7. p.15 - 19


TITULARES:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR512020002170-0


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

danielli@iftm.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.