Sistema de Análise de Dados Energéticos - SADe

IDENTIFICADOR: 415 | DATA: 16-08-2021
3156

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação

Energias


BREVE DESCRIÇÃO:

O Sistema de Análise de Dados Energéticos – SADE é um sistema utilizado em empresas de energia elétrica que oferece suporte ao processo de previsão de carga elétrica que auxilia as funções de análise de dados e previsão de valores através de informações do histórico de medição. Para realizar a previsão, são coletados valores desse histórico de acordo com o período de previsão almejado e transferidos para um modelo de previsão não-linear.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Inexistência de um programa de computador específico que atenda as demandas das empresas de energia elétrica no que diz respeito às informações necessárias para tomada de decisões.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

Com base no histórico de consumo considerado, o programa procura estimar com precisão a demanda de energia elétrica para um horizonte de algumas semanas à frente.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

É possível informar um histórico de consumo de carga específico, realizar a previsão de carga, gerar gráficos, gerar relatórios, salvar estudos e abrir estudos que foram anteriormente gravados. Possui, ainda, a facilidade de se comunicar com outros sistemas através de exportação das configurações dos modelos inteligentes.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

O programa de computador é voltado para as empresas de energia elétrica (geração, distribuição e transmissão) por oferecer suporte ao processo de previsão de carga elétrica.

Aplicações - Inteligência artificial: setor de energia elétrica.

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2013 000023-8

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-9524 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/