PHYSIOPLAY: UM EXERGAME PARA REABILITAÇÃO FÍSICA

IDENTIFICADOR: 416 | DATA: 16-08-2021
3037

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


BREVE DESCRIÇÃO:

O programa simula graficamente um ambiente virtual interativo com biofeedback visual, associado à captura do movimento do corpo efetuado com auxílio do sensor Kinect para auxiliar o paciente na manutenção de uma postura correta e na realização de exercícios estimulantes e desafiadores.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Carência de tecnologias que auxiliam na reabilitação de pacientes.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

Utilizar-se de um ambiente virtual interativo com biofeedback visual, associado à captura do movimento do corpo efetuado com auxílio do sensor Kinect para auxiliar o paciente na manutenção de uma postura correta e na realização de exercícios estimulantes e desafiadores. O objetivo principal do software é ajudar no ganho de amplitude de movimento articular e de força dos músculos do membro superior, de modo lúdico e prazeroso. Foi utilizado a plataforma XBOX 360 Kinect, com exergames já existentes no mercado, para estimular a prática de atividade física durante a quimioterapia.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O diferencial deste programa é a simulação gráfica de um ambiente virtual interativo com biofeedback visual, associado à captura do movimento do corpo efetuado com auxílio do sensor Kinect®. Este modelo de intervenção é capaz de contribuir para minimizar os efeitos colaterais provocados pelo tratamento, assim como melhorar a resposta imune dos pacientes.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Profissionais que atuam com tratamentos fisioterápicos. 

Aplicações: jogo para tratamento fisioterápico.

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2014 000137-7

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-9524 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/