SIGEF - Sistema de Gerenciamento de Espaço Físico

IDENTIFICADOR: 422 | DATA: 16-08-2021
3517

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


BREVE DESCRIÇÃO:

O sistema funciona em ambiente web, permitindo uma integração mais ampla por não possuir dependência de plataforma. Para acessá-lo, é necessário somente um computador conectado à internet.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Com o aumento do espaço físico das Instituições, percebe-se uma dificuldade em se gerenciar tal área devido a ausência de uma ferramenta que permita atender de forma eficaz e eficiente a todas as unidades da Instituição nos processos de cadastramento e alocação de espaços físicos, permitindo a descentralização desses processos.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

A tecnologia tem como principal objetivo a gestão do espaço físico, permitindo o gerenciamento de bens imóveis, incluindo dados como nome, sigla, localização e área construída; provê dados detalhados sobre a composição dos bens imóveis (pavimentos e componentes de cada pavimento); classifica os componentes dos bens imóveis de acordo com as características físicas e funcionais desses componentes; registra para quais unidades administrativas da instituição os bens imóveis estão alocados; permite o compartilhamento de documentos relacionados aos bens imóveis, tais como planta baixa, projeto hidráulico e elétrico, entre outros; permite levantamentos como: composição por funcionalidade, classificação ou unidade administrativa, distribuição da área física total.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O SIGEF já se encontra estável e em uso. Suas funcionalidades foram portanto todas testadas e apresentaram excelentes resultados. Possui grande importância para um bom gerenciamento de espaço físico, visto que possibilita a interação de todas as unidades de uma empresa permitindo o acesso aos processos de cadastramento e alocação de espaços físicos, e ainda relaciona o patrimônio a um espaço físico, descentralizando tais procedimentos.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

O SIGEF possui aplicação para setores de Planejamento e Engenharia de Instituições Públicas de Ensino Superior.

Aplicações: Gestão de Espaço Físico, Sistemas de Informação.

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2014 000139-3

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-9524 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/