SAM - Sistema de Almoxarifado

IDENTIFICADOR: 424 | DATA: 16-08-2021
2728

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


BREVE DESCRIÇÃO:

A tecnologia possui funcionalidades como cadastro dos documentos de entrada, gerenciamento dos fornecedores e materiais envolvidos, cadastro dos documentos de requisição e um controle do usuário do sistema. De forma geral, quando as matérias chegam ao almoxarifado, o usuário do sistema cadastra o documento de entrada, seja uma nota fiscal ou alguma doação feita por agentes externos, cadastra os itens da nota com suas determinadas validades e determina as cotas para cada departamento. As cotas também são definidas a partir de documentos de requisição feitos pelos chefes de cada departamento.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Atualmente é possível observar que muitas empresas contraem custos desnecessários por falta de balanceamento do setor. Para manter a competitividade, é importante que empresas busquem otimizar seus processos, priorizando um gerenciamento de qualidade em todas as etapas do processo produtivo. Um bom gerenciamento de estoque pode ser uma grande vantagem competitiva, visto que funcionam como reguladores do fluxo do negócio evitando acúmulo ou falta de produtos, o que gera descontrole financeiro e de espaço físico para a empresa.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção tem como principal objetivo o controle físico e financeiro de estoque tem como objetivo básico de modo a informar a quantidade disponível dos itens existentes na empresa, de acordo com sua categoria, e quanto essa quantidade significa em valores monetários. Possui recursos que permitem ao usuário realizar todo o gerenciamento do estoque assim como emitir relatórios de consultas e estornos de nota fiscal. Além disso, permite ao administrador do sistema delegar papéis para os usuários.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O software já se encontra em uso, apresentando ótimos resultados permitindo o gerenciamento completo de todos os itens do almoxarifado, é uma ferramenta de grande importância na logística de uma empresa, visto que proporciona maior controle na rotatividade do estoque, conforme regras pré-definidas para melhor utilização do espaço físico assim como recurso financeiro.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

O SAM pode ser utilizado por setores de almoxarifado de Instituições Públicas de Ensino Superior.

Aplicações: Gestão de Estoque, Sistemas de Informação.

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2014 000141-5

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-9524 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/