Smart-Map

IDENTIFICADOR: 437 | DATA: 17-08-2021
4706

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A análise de variabilidade espacial de dados é uma técnica utilizada para solução de problemas ligados à diversas áreas do conhecimento. Na Área de Ciências Agrárias, a análise de variabilidade espacial é ferramenta indispensável para adoção da agricultura de precisão e digital. Essa análise de variabilidade espacial é, normalmente, realizada utilizando programas de computador de sistema de informação geográfica (SIG). Por ser gratuito, de código aberto e multiplataforma, o QGIS tem sido muito utilizado nas análises de dados e tomadas de decisão para agricultura de precisão e digital. Contudo, ferramentas específicas e de fácil utilização para interpolação de dados e geração de zonas de manejos são escassos no QGIS.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

O Smart-Map é um plugin desenvolvido para programa de computador utilizado em sistema de informação geográfica QGIS (Quantum GIS). As funcionalidades do plugin são: (i) a interpolação de dados com base em krigagem ordinária, um método geoestatístico, ou em SVM ((Support Vector Machine ou Máquina de Vetores de Suporte), um método de aprendizado de máquinas (Machine Learning); e (ii) delimitação de zonas de manejo por técnica de análise de agrupamento usando algoritmo fuzzy k-means.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Análise de dados corretas sobre variabilidade espacial de atributos de solo e planta é a base para o sucesso no manejo das culturas utilizando as técnicas de agricultura de precisão e digital.  Da mesma forma, a existência de uma ferramenta computacional gratuita, de código aberto, de fácil operação e totalmente compatível com o QGIS facilita essa análise de dados.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Análise de dados sobre mapeamento de atributos de solo e planta para manejo de lavouras utilizando as técnicas disponíveis na agricultura de precisão e digital.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

O referido programa de computador encontra-se completamente desenvolvido. Além disso, está sendo utilizado por grupos de várias universidades brasileiras para atividades de ensino e pesquisa relacionados à agricultura de precisão e digital. O código fonte do Smart-Map foi definido como código aberto e livre (licença GNU GPL v3.0) e disponibilizado no Github (https://github.com/GustavoWillam/Smart-Map) e no repositório do próprio QGIS ((https://plugins.qgis.org/plugins/Smart_Map/).)


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECENOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - IF SUDESTE MG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

512021000002-1

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

cppi.interacao@ufv.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

github.com/GustavoWillam/Smart-Map