UTILIZAÇÃO DE LITHOTHAMNIUM CALCAREUM EM REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA

IDENTIFICADOR: 450 | DATA: 18-08-2021
2978

SETOR ECONÔMICO:

Saúde humana e serviços sociais


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Problema constante na prática clínica dos enxertos ósseos é o fato do padrão ouro (enxertos autógenos) de osso da própria pessoa, apresentar desvantagens como, limitação da quantidade de osso da área doadora; que requer procedimento cirúrgico adicional resultando morbidade pós-operatória no local da área doadora, dor pósoperatória e desconforto.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Apresenta propriedades compatíveis com a indução da formação de osso, biocompatibilidade e bioatividade, como também ser de fácil aquisição e preparo.

A resolução do problema é a instalação em áreas de defeitos de tamanho crítico, com objetivo de realizar-se a regeneração óssea guiada, o produto Lithothamnium calcareum embalado em blister de 1g e esterilizado através de raios gama. Realizar-se-á enxerto sintético almejando depois da regeneração a instalação de implante.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Utilização de Lithothamnium calcareum para resolução dos problemas regeneração óssea guiada, com a vantagem de ser considerado enxerto sintético que supera as desvantagens de enxertos autógenos, alógenos e xenógenos.

Apresenta as mesmas propriedades que o ?- tricálcio de fosfato, biocompatibilidade, bioatividade;

A aquisição e o preparo para utilização do Lithothamnium calcareum é acessível e não apresenta alto custo, com possibilidade de ser utilizado em saúde pública.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Regeneração óssea guiada, Implante ósseo, Implantes Dentários.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Pedido de Patente depositado no INPI.


TITULARES:

Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS/UNIVAS


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2018 004437 0


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nit@univas.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.