PELÍCULA DE ORIGEM FITOTERÁPICA

IDENTIFICADOR: 451 | DATA: 18-08-2021
3222

SETOR ECONÔMICO:

Saúde humana, serviços sociais


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Barreiras  protetoras existentes são de plásticos flexíveis ou duros que precisam de reforço adesivo microporoso, precisam ser recortadas e adaptadas ao tamanho da ostomia, dispendendo tempo e exigindo destreza do cuidador para realizar esse serviço, acopladas nas bolsas de uma e duas peças as deixam pesadas, o que acaba pressionando e descolando da pele e gerando as dermatites.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A Película de Origem Fitoterápica provou ser utilizável e eficaz em aplicações diversas na área da saúde. 

Película de Origem Fitoterápica tem como finalidade de ser utilizada, na área da saúde, como barreira no tratamento de lesões de feridas de estomizados, na prevenção de dermatites periestomal e como membrana cicatrizante e protetora da pele em lesões superficiais.

Baseia-se na reação entre o óleo essencial da planta Melaleuca sp. com as moléculas de poliestireno expandido moído e ainda permite a redução significativa do odor dos efluentes nas bolsa de colostomia.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A Película demonstrou aderência e aplicabilidade como cobertura primária na pele com lesões superficiais, por ser transparente permite o acompanhamento do tratamento e a cicatrização da ferida de forma visual, o tempo de aderência demonstrou-se bastante eficaz, permanecendo por mais de 48 horas na pele, facilmente removível não necessitando de solventes para a sua remoção. É de fácil aplicação, necessitando somente de uma espátula, assume a forma anatômica do local a ser aplicado, além de ser impermeável e antimicrobiano o que possibilita a manutenção da lesão úmida, fato que favorece a cicatrização.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Produto Fitoterápico para o tratamento de lesões de espessura parcial em áreas periestomais, que poderá ser disponibilizado no Sistema Público de Saúde.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Pedido de Patente depositado no INPI.


TITULARES:

Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS/UNIVAS


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 015925 9


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nit@univas.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.