SETOR ECONÔMICO:
Biotecnologia
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
O reconhecimento precoce e o diagnóstico rápido são essenciais para impedir a transmissão e fornecer cuidados de suporte em tempo hábil. Atualmente, sabe-se que os casos não detectados e assintomáticos são os maiores responsáveis pela elevada taxa de transmissão de SARS-CoV2 (Li R, Pei S, Chen B, Song Y, Zhang T, Yang W, et al. Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV-2). Science. 2020;3221(March):1–9). A presente tecnologia pretende solucionar isso através de um diagnóstico rápido, sendo possível o diagnóstico de infecções recentes e infecções tardias, além de oferecer um baixo custo contribuindo para racionalização do uso de recursos destinados à saúde no Brasil.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A tecnologia trata de uma proteína recombinante quimérica, compreendendo epítopos de proteínas do SARS-CoV-2. A tecnologia compreende também um kit para diagnóstico da COVID-19 contendo tal proteína recombinante e um método para diagnóstico baseado na plataforma ELISA para detecção de anticorpos IgA e IgG.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Diagnóstico rápido, sendo possível o diagnóstico de infecções recentes e infecções tardias;
Baixo custo;
Apresenta altos valores de sensibilidade e especificidade, fornecendo assim menos resultados falso-negativos ou falso-positivos.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Avançado.
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR1020210100800
TITULARES:
UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
UNILA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA
UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
UNIFENAS - FUNDAÇÃO DE ENSINO E TECNOLOGIA DE ALFENAS
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMG: transferencia@ctit.ufmg.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.