BIOCERÂMICO, PROCESSO E USO PARA OBTURAÇÃO ENDODÔNTICA EM MONOBLOCO

IDENTIFICADOR: 463 | DATA: 20-08-2021
2815

SETOR ECONÔMICO:

Saúde humana, serviços sociais


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O principal problema é o fato da obturação endodôntica estar associada ao polímero guta-percha a mais de um século, comprovadamente passível de insucesso por não promover regeneração radicular.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Técnica que proporciona tratamento em sessão única, por utilizar biocerâmico que determina bioatividade, com tempo de execução menor e não requer nova consulta, diminuindo também os custos com equipamento e mão de obra.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A principal vantagem da invenção é a obturação endodôntica em monobloco (uma única peça), com a utilização de biocerâmico no endodonto tratado, através de técnica que requer: micro motor e ultra som, componenetes do consultório odontológico e instrumento chamado macspadem.

O procedimento não requer realização de radiografias no trans cirúrgico porque, se houver extravasamento, não há problema pois o biocerâmico é bioativo (interage com os tecidos radiculares e perirradiculares de forma iônica). É reconhecido pelos tecidos perirradiculares como natural, devido ao fato de ser biomimético.  Apresenta resistente à compressão, por apresentar aditivos em sua composição, proporcionando à raiz mais resistência do que quando não tratada. Determina também ambiente alcalino, evitando infecção e reinfecção.  Proporciona ligação iônica coma a dentina do canal radicular determinando adesão química e proporcionando estrutura radicular sintética. Quanto aos tecidos perirradiculares, age induzindo remineralização, regeneração radicular e perirradicular.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Uso na área da saúde, odontologia. O biocerâmico à base de silicato de cálcio, aditivos e radiopacificador biomiméticos utilizado no processo de obturação odontológica endodôntica em monobloco.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Pedido de Patente depositado no INPI.


TITULARES:

Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS/UNIVAS


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2018 073360 5


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nit@univas.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.