DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA ESPASTICIDADE BASEADO NO MÉTODO LRET

IDENTIFICADOR: 482 | DATA: 10-09-2021
201

SETOR ECONÔMICO:

Elétrico e Eletroeletrônicos


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A espasticidade é uma desordem motora que afeta milhões de pessoas no mundo, e pode surgir como sequela de um Acidente Vascular Encefálico, dentre outros fatores. A avaliação da espasticidade é de grande importância na prática clínica para acompanhar o processo de reabilitação. No entanto, ainda não existem medidas quantitativas padronizadas para essa avaliação.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

O método do Limiar do Reflexo de Estiramento Tônico (LRET) é bastante promissor, uma vez que, ele está em concordância com a definição da espasticidade. Essa medida representa o ângulo articular em que ocorre o reflexo de estiramento. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um equipamento para a avaliação quantitativa da espasticidade por meio do método LRET, no qual o valor do LRET é obtido a partir do sinal eletromiográfico e do ângulo articular coletados durante a realização de estiramentos passivos manuais do membro acometido, em diferentes velocidades pré-ajustadas pelo terapeuta no software desenvolvido.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O início da contração muscular foi detectado a partir de algoritmos implementados e obteve resultados eficientes. O equipamento desenvolvido foi aplicado na avaliação da espasticidade do bíceps braquial em treze pacientes. Também foi utilizada a escala modificada de Ashworth (EMA), a mais utilizada atualmente na prática clínica, com o intuito de correlacionar os dois métodos. O equipamento apresentou resultados eficientes e a metodologia utilizada no processamento dos dados foi bastante satisfatória, demonstrando ser um instrumento viável para aplicação na prática clínica.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Protótipo já testado.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU


NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:

BR 10 2018 013494 9


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

atendimento@intelecto.ufu.br


LINKS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.