SETOR ECONÔMICO:
Software e Tecnologia da Informação
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Objetivo do programa: controle epidemiológico das doenças Zica, Dengue e Chicungunya e de seu vetor (mosquito Aedes aegypti).
Problemas/demandas: O controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti perpassa pelo levantamento dos pontos de infestação do mosquito, assim como dos doentes. Entretanto, para que tais dados forneçam informações mais úteis para o controle epidemiológico, faz-se necessário que os mesmos sejam pontuados em mapas, e que sejam tratados, como em mapas de calor, que possibilitam uma melhor visualização do espalhamento da doença. Nesse contexto, o uso de mobiles traz grandes facilidades na obtenção desses dados e contribuições para a saúde pública.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Basicamente, é um aplicativo para dispositivos móveis com Android, caracterizando-se como um Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) com a função de criar mapas colaborativos dos pontos que apresentam doentes (Zica, Dengue, Chicungunya) ou focos de mosquito A. Aegypti. A partir dos pontos inseridos por agentes de saúde ou própria população, o sistema cria mapas de pontos, a partir dos quais é possível gerar mapas de calor que permitem a visualização do espalhamento das doenças, com obserção das áreas mais quentes, que correspondem à maior concentração de pontos, o que gera uma importante informação para o controle epidemiológico. Destaca-se que os dados são enviados para um servidor web, que armazena os pontos inseridos para que qualquer usuário que abra o sistema tenha acesso aos mesmos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O aplicativo apresente maior usabilidade, com destaque para a navegabilidade no sistema. Além disso, inserção de múltiplas doenças (Zica, Dengue e Chicungunya), além dos focos do mosquito. Há o diferencial do filtro de tempo, no modo ação rápida na própria tela (botão que seleciona última semana, mês, 3 meses ou ano) e funcionalidade no menu para datas específicas.
Sistema de legendas interativas no próprio mapa, que permite o usuário selecionar rapidamente o tipo de marcador.
O maior diferencial de todos está na geração de mapas de calor. A partir dos dados inseridos no sistema, geram-se mapas de calor, por doença (ou agrupamento de doenças) e do vetor (mosquito). Esse tipo de mapa é de extrema importância no controle epidemiológico.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Controle epidemiológico de doenças transmitidas pelo Aeds aegypti, uso de sistemas georeferenciados e geração de mapas de calor.
Público alvo: uso geral pela população para inserção e visualização dos pontos com vetores e doentes, assim como por secretarias de saúde.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Contato:
Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas - I9/UNIFAL-MG
E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br
Telefone:(35) 3701-1983
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 51 2018 000358-3
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
inovacao@unifal-mg.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.