DigiAtlas Web

IDENTIFICADOR: 516 | DATA: 28-01-2022
3366

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Propiciar ao estudante acesso, via web (Browser), a um sistema georreferenciado de dados da biota e abiota (atlas digital ambiental) que contribuam para compreensão do ambiente, auxiliando atividades educacionais em sala de aula e em trabalhos de campo, com possibilidade da inserção de dados próprios pelos usuários.

Problema/Demandas: Há uma escassez de informações didáticas biótica e abiótica sobre a área urbana e rural das cidades que possam ser utilizados nas escolas por meio de navegadores web. Geralmente são dados genéricos e de distintas áreas do País. Além disso, os dados são estáticos e sem possibilidade de novas inserções. O DigiAtlas reúne dados da Biologia e Geociências em um único ambiente web, para região de Alfenas e algumas regiões do Sul de Minas Gerais, com possibilidade de inserção de novos dados por usuários previamente cadastrados.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

O DigiAtlas Web é aplicativo instalado em um servidor web e serve de apoio ao DigiAtlas mobile, tendo a função de receber os dados enviados do aplicativo e disponibilizar para os autores, de modo que estes possam verificar os dados e validar ou não os mesmos. No acesso inicial da ferramenta, visualiza-se um mapa com os dados georreferenciados (representados por marcadores) existentes, somente aqueles já validados pelos autores. Na área de login, voltada para os autores autorizados, é possível visualizar, validar, editar, pesquisar, inserir e excluir dados ambientais. Os autores autorizados têm permissões de acesso restritas baseadas em sua área de conhecimento.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O aplicativo é inovador pelo fato de organizar dados, em um aplicativo web, de diversos pesquisadores de modo didático, de uma região que há pouco material desenvolvido para as escolas, possibilitando a navegação pelos dados, assim como, para os usuários cadastrados, a inserção e validação de novos pontos referenciados com informações da Biota e Abiota.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Ensino de Ciências, Geociências, Biologia. O aplicativo pode ser utilizado para atividade de campo, envolvendo conhecimentos do ambiente (animais, plantas, solos etc), assim como em atividade em sala de aula envolvendo a temática, com alunos de ensino fundamental, médio ou superior. O DigiAtlas possui uma base de dados integrada a partir da qual visualizam-se marcadores interativos, com imagem de fundo (satélite ou ruas).

Público alvo: Estudantes de ensino fundamental, médio e superior.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Contato:

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas - I9/UNIFAL-MG

E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br

Telefone:(35) 3701-1983


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2018 000361-3

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.