SETOR ECONÔMICO:
Fármacos
Indústria Química
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
O filme de quitosana incorporado com extrato de folhas de C. arabica L. não induziu efeito tóxico na linhagem celular analisada. Bem como propiciou atividade antimicrobiana e relevante migração celular no ensaio de cicatrização in vitro.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A junção dos compostos não induziu efeito tóxico na linhagem celular, bem como propiciou atividade antimicrobiana e relevante migração celular no ensaio realizado in vitro.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
A presente invenção pode ser uma alternativa terapêutica promissora, visando ao efeito antibacteriano no processo de tratamento de feridas e migração celular. A folha de café, enquanto um dos componentes é rica em compostos bioativos, apresentando propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatória, bem como está disponível em quantidades significativas e com baixo valor agregado, quando comparado aos grãos. A quitosana é um polímero com várias vantagens, como biodegradabilidade, baixa toxicidade e atividades hemostática, antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, anticolesterolêmica, antitumoral que convergem na atividade cicatrizante. Além dos seus efeitos biológicos intrínsecos, sua atividade cicatrizante tende a ser potencializada pela incorporação de outros compostos, como extratos de produtos naturais.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Potencial uso dos filmes para aplicação na cicatrização de feridas cutâneas.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA:
5
NOME DOS TITULARES:
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2023 004729 7
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia - CRITT
att.critt@ufjf.br
(32) 2102-3435
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.