FORMULAÇÕES CONTENDO LÁTEX DE Hevea brasiliensis PARA EMPREGO NO CONTROLE BIOLÓGICO

IDENTIFICADOR: 553 | DATA: 05-01-2024
1063

SETOR ECONÔMICO:

Agronegócio


BREVE DESCRIÇÃO:

A agricultura e a pecuária são importantes agentes impulsionadores da economia do Brasil. Contudo, a produtividade da agropecuária nacional e mundial é atingida pela incidência de pragas e seus efeitos indesejáveis causam prejuízos consideráveis. Por outro lado, o combate às pragas de interesse agropecuário é feito ainda pelo emprego do controle tradicional, pautado pelo uso de compostos químicos. Assim, enzimas do látex de Hevea brasiliensis, sobretudo proteases e quitinases, constituem uma fonte potencial de exploração para utilização no controle de pragas de plantas e animais, cujos alvos são fungos, bactérias, nematóides, artrópodes, entre outros. Nesse trabalho, para as formulações ricas em enzimas (proteases e quitinases) contendo látex de Hevea brasiliensis, foram avaliadas a redução no número de Panagrellus sp, malformações em pupas de Tenebrio molitor L. e as atividades enzimáticas em diferentes valores de pH (4,0; 5,7; 7,0; 8,0 e 9,0) para quitinases e pH 7,3 para proteases. Os resultados apontaram que a redução de nematoides foi da ordem de 80%, comparado com o controle, e houve malformações em 100% de Tenebrio molitor L., nos quais as formulações ricas em enzimas contendo látex de H. brasiliensis resultaram no impedimento do desenvolvimento das pupas de T. molitor L. em adultos em 14 dias de ensaio. Além disso, as formulações apresentaram atividades enzimáticas para quitinases e proteases nas condições propostas. Portanto, a presente invenção consiste em uma promissora formulação rica em enzimas contendo o látex de H. brasiliensis com o intuito de atender às demandas vigentes e pertinentes ao controle de pragas, especialmente artrópodes, e nematóides.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Baixo Impacto Ambiental: Reduzir a dependência de pesticidas químicos contribui para a redução da poluição ambiental, preservação da biodiversidade e minimização dos impactos adversos à saúde dos ecossistemas.

Eficácia Comprovada: Os resultados dos testes indicaram eficácia no controle de pragas e atividade enzimática mesmo em diferentes condições de pH, reforçando a viabilidade e adaptabilidade dessa formulação para diferentes cenários.

Potencial de Mercado: Atender à crescente demanda por métodos mais sustentáveis de controle de pragas e doenças nas culturas agrícolas e na pecuária, o que pode gerar interesse significativo no mercado nacional e internacional.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2023 017289 0


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nintec@ufla.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.