BREVE DESCRIÇÃO:
A presente tecnologia trata de um kit compreendendo peptídeos imunogênicos específicos para leishmaniose tegumentar. A tecnologia também trata do método de diagnóstico baseado nos peptídeos.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A leishmaniose é uma doença que acomete humanos e animais de estimação, especialmente cães. O tratamento efetivo e o controle da doença dependem de um diagnóstico acurado e precoce, contrastando com a baixa sensibilidade dos testes sorológicos no diagnóstico da leishmaniose tegumentar e as frequentes reações cruzadas com a leishmaniose visceral e outras parasitoses.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Padronização de uma reação de ELISA utilizando peptídeos sintéticos específicos para L. amazonensis. Os antígenos são epítopos selecionados das proteínas HSP70 e beta-tubulina do parasito.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Detecção de resposta sorológica específica para leishmaniose tegumentar no soro de indivíduos infectados, mesmo no caso de baixos títulos de anticorpos. Por utilizar a reação de ELISA, o método é rápido e pode ser usado em equipamentos básicos, além de fornecer eficiência, sensibilidade e especificidade.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
Em kit compreendendo peptídeos imunogênicos específicos para leishmaniose tegumentar e também em método de diagnóstico baseado nos peptídeos.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Intermediário (seleção dos peptídeos, desenvolvimento do kit e testes preliminares de diagnóstico).
TITULARES:
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR1020230192572
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMG: transferencia@ctit.ufmg.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.