BREVE DESCRIÇÃO:
Certificado de Adição de Invenção do documento PI 1105977-0, depositado em 22/12/2011. A presente tecnologia trata de uma composição imunogênica para prevenção de brucelose que compreende linhagens de Brucella ovis mutantes, vivas, atenuadas, compreendendo uma mutação no gene que codifica para o transportador ABO (TMS3), através da deleção de duas ORFs (open reading frames), BOVAO500 e BOVAO5O1 (GenBank), e que expressam as proteínas imunogênicas denominadas SOD, Omp-16 ou Omp-19. Trata também das linhagens atenuadas e do uso das mesmas para preparar vacinas ou medicamentos para a prevenção ou o tratamento da brucelose bovina.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A brucelose é uma doença bacteriana importante que causa perdas significativas em animais de produção, podendo infectar também seres humanos. As vacinas atuais apresentam efetividade variável e resultam na impossibilidade de diferenciação entre indivíduos vacinados e infectados em testes sorológicos recomendados quando a vacinação das fêmeas não ocorre na idade recomendada. As vacinas atuais também podem induzir o abortamento em vacas gestantes e é potencialmente patogênica para humanos.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Uso de linhagem atenuada de B. ovis, expressando as proteínas imunogênicas SOD, Omp-16 e Omp-19, para produção de vacinas contra brucelose.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Não apresentam potencial patogênico para o homem nem para animais e não interfere com os testes sorológicos, além de ser potencialmente polivalente.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
Produção de vacinas contra brucelose.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Intermediário (obtenção da linhagem atenuada e capacidade vacinal comprovada em bezerras).
TITULARES:
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR1020230221220
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMG: transferencia@ctit.ufmg.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.