PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A produtividade das safras cultivadas para consumo humano está em risco devido a ameaças bióticas como insetos, fungos, vírus, bactérias e plantas daninhas. As plantas daninhas, em especial, impactam de maneira mais significativa na perda de produtividade em todo o mundo, pois elas competem por recursos como luz, água, espaço e nutrientes. Além desses fatores, as plantas daninhas produzem toxinas que podem interferir no desenvolvimento normal da cultura. Elas são mais resistentes e tolerantes a estressores bióticos e abióticos. Para combater os problemas causados por esses agentes estressores é indispensável o uso de herbicidas sintéticos. Porém, o uso contínuo e indiscriminado do mesmo controle químico pode favorecer o desenvolvimento de resistência de algumas espécies de plantas daninhas. Esse comportamento torna-se um problema global, pois ameaça a sustentabilidade de toda a produção agrícola. Devido à característica de resistência das plantas daninhas, surge a necessidade do uso rotativo de herbicidas de acordo com seus modos de ação.
Uma fonte inspiradora para o desenvolvimento de novos controles são os produtos naturais. Visando o desenvolvimento de controles químicos com atividade herbicida, que sejam mais seletivos, menos persistentes e menos nocivos ao ser humano e ao meio ambiente em relação aos já existentes, a invenção, objeto do
atual pedido de patente, propõe o preparo de compostos químicos derivados do 3R,4S,5R,6S-tetraidro-3,6-epoxiisobenzofuran-7,8-diona e composições com potencial atividade herbicida contra plantas daninhas que afetam diretamente a produção agrícola, como a planta daninha B. pilosa.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Visando o desenvolvimento de controles químicos com atividade herbicida, que sejam mais seletivos, menos persistentes e menos nocivos ao ser humano e ao meio ambiente em relação aos já existentes, a invenção, objeto do atual pedido de patente, propõe o preparo de compostos químicos derivados do 3R,4S,5R,6S-tetraidro-3,6 epoxiisobenzofuran-7,8-diona e composições com potencial atividade herbicida contra plantas daninhas que afetam diretamente a produção agrícola, como a planta daninha B. pilosa.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Os compostos, objetos da presente invenção, possuem como vantagens o fato de derivarem de um produto natural e serem sintetizados a partir de rotas simples, fáceis e de baixo custo, além de apresentarem atividade herbicida significativa, mais especificamente, contra a planta daninha B. pilosa. Outra vantagem é em relação à estabilidade desses compostos, pois não degradam com facilidade quando acondicionados em frasco com tampa e mantidos sob refrigeração. Essa vantagem é uma das principais para que empresas do setor de defensivos agrícolas possam comercializar esses controles químicos.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
Os documentos de patente apresentados mostram que compostos contendo os grupos funcionais citados acima se destacam como potenciais herbicidas.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Desenvolvimento tecnológico.
TITULARES:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2023 008825 2
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
nit.coordena@ufv.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.