BREVE DESCRIÇÃO:
A Rede de Biotérios de Roedores (REBIR) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma rede interna e externa com caráter multiusuário, que atende a toda comunidade acadêmica da instituição, permitindo acesso à pesquisadores/usuários devidamente treinados, fornecendo animais com padrão convencional controlado com barreiras sanitárias, estrutura física e insumos necessários à realização das pesquisas.
Ademais, a Rede de Biotérios de Roedores da UFU está cadastrada no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) através do Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (CIUCA). Também é membro da Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (Rebioterio), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – que tem o objetivo de otimizar a produção de animais utilizados em experimentos científicos.
É também credenciada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para testes de produtos em animais de experimentação. No âmbito estadual, faz parte da Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais (RMBME).
PRINCIPAIS TÉCNICAS:
As principais técnicas e atividades da REBIR incluem:
• Seleção, fornecimento e manutenção de animais.
• Controle sanitário e genético de animais de laboratório.
• Controle ambiental das instalações de animais de laboratório.
• Capacitação de pesquisadores no uso de animais como modelos experimentais.
• Desenvolvimento de pesquisas na área de ciência em animais de laboratório.
PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS:
A estrutura da REBIR pode oferecer:
(1) Criar, manter e fornecer animais com controle sanitário e genético mediante certificação de boas práticas de laboratório (https://propp.ufu.br/rebir/solicite-animais).
(2) Disponibilizar espaço físico para realização de experimentos com animais de experimentação.
(3) Disponibiliza materiais e equipamentos de pequeno, médio e grande porte para realização de experimentos com animais de experimentação com a devida certificação.
(4) Disponibilizar serviços laboratoriais (análises hematológicas, bioquímicas e parasitológicas) com material biológico para experimentos com animais de experimentação realizados na REBIR-UFU.
(5) Disponibilizar consultoria científica especializada na escolha do modelo animal mais adequado para cada projeto de pesquisa.
(6) Realizar capacitação para usuários internos/externos e treinamento para pesquisadores e técnicos em manejo e experimentação animal.
(7) Disponibilizar parcerias com empresas e instituições de ensino público e/ou privado e de pesquisa para o desenvolvimento de projetos no desenvolvimento de pesquisas e produtos.
(8) Vender matrizes e/ou lotes de animais de padrão genético e sanitário controlados para as empresas e instituições de ensino público e/ou privado e de pesquisa.
LISTAGEM DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS:
A REBIR-UFU somando seus biotérios de roedores, aves e lagomorfos, contam com uma área total de 924 m², subdividida entre alojamentos de criação e experimentação animal, salas de procedimentos, área administrativa e laboratorial bem como área de lavagem, esterilização e preparo de materiais (https://propp.ufu.br/rebir/organograma).
O biotério que aloja roedores apresenta áreas de criação e experimentação, em sistema fechado (IVC) e oferece toda infraestrutura para a realização de estudos in vivo. Os biotérios de Aves e Lagomorfos apresentam separadamente alas de Experimentação e Apoio; Sala de Lavagem, Esterilização e Preparo de materiais. Ambos atuam em nível de segurança 2 (NB2) com certificação da CTNBio e contam com uma série de equipamentos como: microscópios ópticos e invertido, fluxo laminar, estações de troca de animais, racks ventiladas, balanças eletrônicas, incubadora de CO2, analisador bioquímico e hematológico, centrífugas comuns e refrigeradas, micrótomo, sistema de captura de imagens in vivo e demais aparatos para avaliações histopatológicas e moleculares.
A REBIR-UFU possui como apoio o Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais (LABME) o qual é responsável pelo controle sanitário e genéticos dos animais, bem como pelas pesquisas (produção científica) desenvolvidas pela equipe de profissionais (técnicos e professores) ligados diretamente à REBIR.
Ademais, a REBIR-UFU possui as seguintes estruturas separadas por sistemas de barreiras físicas-sanitárias para produção de animais e pesquisas:
(1) A coordenação da Rede fica localizada no Campus Umuarama – UFU, bloco 4U, Biotério Central. O biotério central produz 20 linhagens/colônias de roedores com qualidade sanitária e genética, sendo algumas selvagens e outros geneticamente modificadas.
1.1) Setor de matrizes e experimentação têm disponibilizado:
A) Quatro Salas para Criação, Produção, Manejo de Mus musculus (Camundongo) e Rattus novergicus (Ratos), sendo isoladas e independentes e destinadas a manutenção de matrizes para demais destinações;
B) Três Salas de Experimentação, sendo relacionadas aos animais: Mus musculus (Camundongo), Calomys callosus (Cricetidae, Rato do Chão) e Rattus novergicus (Rato); destinadas a alocação de animais durante a fase de experimentação;
1.2) Setor com salas de Troca/Transporte/Limpeza das gaiolas:
C) Uma Sala de Lavagem, Esterilização e Preparo de materiais, contendo duas autoclaves de barreira interconectando as áreas de lavagem e criação; o restante do local é destinado a desinfecção e manejo, como troca, limpeza e destinação de resíduos.
1.3) Setor de procedimentos:
D) Três (1, 2, 3) salas independentes e específicas para as espécies citadas, destinadas para procedimentos de experimentação em geral e cirúrgicos;
Oito Salas de procedimentos que se destinam a:
E) Sala de procedimentos 4 com Setup multiparamétrico: Sistema com dispositivos que são capazes de medir e analisar múltiplos parâmetros simultaneamente.
F) Sala de procedimentos 5 com Caixa Experimental: possui dispositivos e equipamentos de indução de nado forçado ou “natação” para camundongos/ratos; Pletismógrafo de cauda para ratos e camundongos; Sistema de estação de Imagem (In Vivo Pro) e Setup multiparamétrico;
G) Sala de procedimentos 6: possui Gaiola Metabólica para camundongos/ratos, Esteira para Camundongos/Ratos, equipamento de teste Von Frey para ratos e contenção para ratos;
H) Sala de procedimentos 7: possui Esteira para camundongos;
I) Sala de procedimentos 8: destinada a avaliação de comportamental de camundongos com equipamentos como: Rotarod performance test, esteiras para ratos e camundongos, Labirinto em Cruz Elevado (LCE) e o Campo Aberto (CA);
J) Sala de procedimentos 9 (Camundongos) e 11 (Ratos) de “Ciclo invertido” destinadas a experimentação do Ciclo Circadiano;
K) Sala de procedimentos 10: possui o Sistema Operante de Alto Administração de Drogas em ratos.
1.4) Salas de apoio a procedimentos e experimentação:
L) Duas Salas de apoio que possuem: geladeiras para acondicionamento de anestésicos, equipamentos volantes, pias para lavagem, fluxo laminar, microscópio, panóptico para experimentação, entre outros equipamentos;
1.5) O novo edifício do biotério de experimentação de Aves e Lagomorfos da REBIR-UFU, também está localizado no Campus Umuarama - UFU, mas separado da sede. Neste, apresentam-se as novas instalações e estruturas separadas por sistemas de barreiras biológicas para pesquisas:
M) Áreas para Aves (Três Salas): Experimentação; Apoio; Sala de Lavagem, Esterilização e Preparo de materiais.
N) Área para Lagomorfos (Duas Salas): Experimentação e Apoio; Sala de Lavagem, Esterilização e Preparo de materiais.
SETOR/DEPARTAMENTO/LABORATÓRIO DA INSTITUIÇÃO NO QUAL ESTÁ VINCULADO O SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPP
ENDEREÇO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
Campus Umuarama - Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Rede de Biotérios (REBIR -UFU) – SEDE
Av. João Naves de Ávila, 2121 – Bloco 4U – Bairro Umuarama,
Uberlândia – MG, CEP 38405-302
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Murilo Vieira da Silva
Médico Veterinário/Diretor Técnico-Científico
murilo.vieira@ufu.br
(34) 3225-8066
WEBSITE DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
https://propp.ufu.br/rebir
LINKS ÚTEIS:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/cienciaaopedoouvido/episodes/76-Cincia-de-Animais-de-Laboratrio-e22489u/a-a9ltbre
https://www.youtube.com/watch?v=LeZfGFKoql8