COMPLEXOS MACROESTRUTURADOS, PROCESSOS DE OBTENÇÃO, ADSORÇÃO, DESSORÇÃO E USOS

IDENTIFICADOR: 577 | DATA: 23-07-2024
156

BREVE DESCRIÇÃO:

A utilização de recursos hídricos em processos industriais tornou-se uma das principais preocupações da academia, indústrias e poder público. Muitas dessas atividades geram um grande volume de efluentes que, muitas vezes, não recebem tratamento adequado, contaminando reservatórios e estações de água, causando danos ao meio ambiente. Dentre os contaminantes, destacam-se os corantes e os metais pesados que representam poluentes relevantes com ampla aplicação nas indústrias têxtil, de couro, alimentícia ou farmacêutica.


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Os corantes e metais pesados descartados de forma inadequada representam uma séria ameaça ao meio ambiente e aos ecossistemas devido a  sua toxicidade crônica e baixa biodegradabilidade. Nos últimos anos, diferentes métodos têm sido propostos para a eliminação ou redução de corantes e metais pesados de águas residuais. Dentre esses métodos, a adsorção se destaca devido à alta eficiência e viabilidade econômica, bem como relativa facilidade de operação. Dentre os diversos materiais que podem ser utilizados na construção de adsorventes, os polissacarídeos são candidatos promissores para tal aplicação.  A combinação de dispersões de quitosana (CHS) e carboximetilcelulose (CMC) resulta na formação de macrocomplexos de polieletrólitos estruturados (PECs), conhecidos como macro-PECs. Essas estruturas são visíveis a olho nu e estáveis em solução aquosa, o que sugere seu potencial para a adsorção de contaminantes.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A invenção consiste no uso de complexos polieletrólitos macro estruturados (macro-PECs) utilizando quitosana e carboximetilcelulose em sua obtenção para adsorção de corantes e metais pesados em ambiente aquoso, como seu uso no tratamento de efluentes e remoção de contaminantes por mecanismo de adsorção.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

invenção utiliza materiais naturais e de baixo custo, reduzindo parcial ou completamente os contaminantes presentes nos efluentes de forma segura. Além de possuir alta capacidade de adsorção, o macro-PEC apresenta rápida dessorção. Os macro-PECs também exibem características de permeabilidade ao solvente e ao adsorbato (partículas-alvo), bem como impermeabilidade ao adsorvente.


POTENCIAIS APLICAÇÕES:

Uso  de macro-PECs para remoção de contaminantes e tratamento de efluentes por mecanismo de adsorção.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

TRL 4


TITULARES:

UFV - Universidade Federal de Viçosa


INVENTORES:

Eduardo Basílio de Oliveira

Danielle Cristine Mota Ferreira

Jane Sélia dos Reis Coimbra

Thaís Cristina dos Santos


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2024 000657-7


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

NIT.UFV

nit.parceria@ufv.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.