BREVE DESCRIÇÃO:
A embalagem de alimentos desempenha um papel crucial na preservação dos produtos em toda a cadeia de distribuição, possuindo como principal objetivo a proteção dos alimentos de contaminantes e o prolongamento de sua vida útil.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Os materiais amplamente utilizados nas embalagens tradicionais de alimentos incluem os plásticos à base de petróleo, como cloreto de polivinila (PVC), tereftalato de polietileno (PET) e polietileno (PE). Esses materiais possuem propriedades ideais para proteger os alimentos de diversas condições ambientais. No entanto, os plásticos derivados de combustíveis fósseis causam danos irreparáveis ao meio ambiente. Por isso, a busca por filmes e revestimentos biodegradáveis visa minimizar o impacto ecológico causado pelo uso de materiais sintéticos, representando uma alternativa sustentável.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A presente invenção refere-se à dispersão filmogênica, que contém, além de amido e plastificante, a niacinamida microcarreada em estrutura de carboximetilcelulose e quitosano. Refere-se também aos filmes biodegradáveis obtidos a partir da referida dispersão filmogênica. Essas dispersões e filmes podem ser utilizadas para diferentes fins, como o emprego da dispersão filmogênica para cobertura de alimentos, como frutas e carnes, e uso dos filmes em embalagens.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Os benefícios dessas dispersões e filmes biodegradáveis incluem a limitação da perda de água e da permeabilidade ao oxigênio, retardo da oxidação lipídica, melhora na textura e o sabor, bem como redução da contagem microbiana na superfície dos alimentos. Além disso, a niacinamida microcarreada fornece características especiais ao filme, como capacidade antioxidante, possibilitando maior tempo de prateleira a produtos altamente perecíveis.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
Esta invenção possui diversos potenciais de aplicação, abrangendo desde embalagens, como filmes e revestimentos, até a produção de utensílios comestíveis e/ou biodegradáveis.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
TRL 4
TITULARES:
Universidade Federal de Viçosa
INVENTORES:
Eduardo Basílio de Oliveira
Danielle Cristine Mota Ferreira
Celine Amaral Melo
Jane Sélia dos Reis Coimbra
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2024 000656-9
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
NIT.UFV
nit.parceria@ufv.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.