LACOC - Laboratório Multiusuário de Computação Científica - UFSJ

IDENTIFICADOR: 604 | DATA: 24-10-2024
28

BREVE DESCRIÇÃO: 

O LACOC é um centro de computação científica de alto desempenho, criado para dar suporte a pesquisa científica e programas de pós-graduação nas áreas de física, química, biologia e ciência dos materiais. O laboratório foi concebido para atender tanto a UFSJ quanto a várias outras universidades e instituições do interior do estado de Minas Gerais. O LACOC ocupa uma sala de 25 m2, sendo composto por um cluster do tipo blade, com 72 peças possuindo 2 sockets cada, constituído de processadores Xeon octacore (1152 núcleos) e 18432 GB de memória RAM.

  

PRINCIPAIS TÉCNICAS: 

O supercomputador cluster é do tipo blade, composto por 2 racks 42U, 2 nós de login com processadores Xeon octacore de 128 GB de RAM e discos de 500GB sata, um nó batch com processadores Xeon hexacore, 2 discos de 500 GB sata, nó administrativo, 4 servidores GPU (Nvidia Tesla) com 64 GB RAM, disco sata de 500 Gb, 2 portas infiniband e um sistema de armazenamento de dados para 190 TB, da marca Silicon Graphics, permitindo tanto o processamento de dados de forma sequencial ou paralelo.

  

PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS: 

Envolvendo 14 ICT’s de Minas Gerais e, inicialmente, já contando do 54 pesquisadores distribuídos nestas ICT’s, a consolidação do projeto do cluster multiusuário de Minas Gerais representa um divisor de águas no desenvolvimento cooperativo e multiusuário de pesquisadores teóricos das ICT’s mineiras. Quanto às cooperações com o setor empresarial, cabe ressaltar que a instituição hospedeira do cluster tem avançado significativamente para a consolidação de parcerias público-privadas entre seus pesquisadores e setor empresarial de Minas Gerais e na prestação de serviço ao setor privado. Buscando ampliar o acesso multiusuário, atualmente, o laboratório do cluster (LACOC-UFSJ) encontra-se em processo de associação ao Centro Multiusuário de Materiais para Aplicações Tecnológicas-CMMAT/UFSJ (https://ufsj.edu.br/cmmat/). Com esta associação ao CMMAT espera-se garantir maior visibilidade e abertura para receber novos usuários, acadêmicos e não acadêmicos. Será através da consolidação do trabalho cooperativo entre grupos de pesquisas e do atendimento a demandas do setor privado que o projeto do cluster multiusuário se estabelecerá no cenário mineiro e buscará recursos para ser autosustentável.

  

LISTAGEM DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS: 

1) Supercomputador Cluster composto por 2 racks 42U, 2 nós de login com processadores Xeon octacore de 128 GB de RAM e discos de 500GB sata, um nó batch com processadores Xeon hexacore, 2 discos de 500 GB sata, nó administrativo, 4 servidores GPU (Nvidia Tesla) com 64 GB RAM, disco sata de 500 Gb, 2 portas infiniband e um sistema de armazenamento de dados para 190 TB, da marca Silicon Graphics 2) Grupo gerador WEG GTA202AI34 - CUMMINS 6BT 5.9 GT 140 kVA 3) Nobreak DWTT-50-380 com 256 baterias de 12V / 7,0AH 4) Servidor de Firewall 5) Condicionadores de ar que garantem o mínimo de 125 kBTU/hora exigidos pelo cluster

  

SETOR/DEPARTAMENTO/LABORATÓRIO DA INSTITUIÇÃO NO QUAL ESTÁ VINCULADO O SISTEMA MULTIUSUÁRIO: 

Universidade Federal de São João del Rei

Departamento de Ciências Naturais

  

ENDEREÇO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO: 

Universidade Federal de São João del Rei, Campus Dom Bosco, Departamento de Ciências Naturais, Bloco C, sala 1.14. Praça Dom Helvécio, nº 74, São João Del Rei - MG, CEP 36301-160, Brasil

  

INFORMAÇÕES PARA CONTATO: 

Josefredo Rodriguez Pliego Júnior

presidente do comitê gestor do cluster / professor na UFSJ

 lacoc@ufsj.edu.br

(32) 3379-5163


WEBSITE DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO: