Laboratório de Difração de Raios X da UFJF – LDRX

IDENTIFICADOR: 610 | DATA: 29-10-2024
30

BREVE DESCRIÇÃO: 

Sendo o LDRX-UFJF um laboratório multiusuário, a rotina dos inúmeros usuários de diferentes grupos de pesquisas dentro do LDRX-UFJF segue os protocolos definidos pelos atuais coordenadores do LDRX-UFJF. Inicialmente, o usuário entra em contato com os coordenadores. Após esse contato, o usuário passa por um treinamento técnico para a correta utilização dos difratômetros. Aprendendo toda a metodologia de preparação das amostras sejam elas monocristalinas ou policristalinas, como programar os equipamentos para maximizar as medidas e, em alguns casos, já para usuários que possuem conhecimentos básicos em cristalografia também, é descrito como tratar os dados obtidos.

  

PRINCIPAIS TÉCNICAS: 

Difração de raios X por monocristais e policristais.

  

PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS: 

Inicialmente, ressaltamos que ambos os difratômetros são de uso multiusuários, atendendo diversos grupos de pesquisas da própria UFJF bem como de outras Universidades. Ambos os equipamentos de raios X, vem sendo utilizado principalmente em linhas de pesquisas nas áreas de saúde, física, química e materiais. Sempre auxiliando na compreensão estrutural do material estudado com suas aplicações. De forma resumida, eles têm sido utilizados nas seguintes linhas: - Determinação da estrutura cristalina de novos compostos (Structure Determination from Powder Diffraction – SDPD); - Análise de forma e de tamanho de nanomateriais; - Análise da microestrutura de filmes finos; - Caracterização de padrões para uso como padrão interno em fármacos e minerais; - Estudo de fármacos policristalinos, bem como Identificação e quantificação de polimorfos em matérias primas e comprimidos comercializados (Método de Rietveld); - Definição de limites de detecção de polimorfos em misturas binárias de fármacos; - Aplicação do método PONKCS em análise quantitativa de fases de fármacos e óxidos/minerais contendo fase amorfa; - Estudo de alterações em princípios ativos e excipientes causados por variações térmicas através de refinamentos sequenciais e paramétricos; - Análise quantitativa de fases em fármacos e minerais, incluindo a fração de amorfo, com ou sem uso de padrão interno; - Análise da transformação de fases cristalinas em função da variação de temperatura. - Determinação Estrutural de MOFs para aplicação na adsorção de moléculas sulfuradas, metais, corantes e nanopartículas metálicas e MOFs a partir de ligantes aminoácidos; - Determinação estrutural de Polímeros de coordenação contendo íons lantanídeos para aplicação como OLEDs e marcadores de munição; - Determinação estrutural de variações sólidas de fármacos (IFA = insumos farmacêuticos ativos); - Determinação estrutural de moléculas orgânicas aplicadas como catalisadores e inorgânicas do tipo metalofármacos.

  

LISTAGEM DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS: 

Difratometro Monocristais Agilent Supernova, marca Rigaku, modelo Supernova e Difratômetro de Raios X D8 advance Da Vinci, marca Bruker, modelo D8 advance.

  

SETOR/DEPARTAMENTO/LABORATÓRIO DA INSTITUIÇÃO NO QUAL ESTÁ VINCULADO O SISTEMA MULTIUSUÁRIO: 

Instituto de Ciências Exatas

Departamento de Química

Laboratório de Difração de raios X

  

ENDEREÇO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO: 

Universidade Federal de Juiz de Fora

Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química

Prédio Ciências de Materiais, Campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro, Juiz de Fora - MG, 36036-900.

  

INFORMAÇÕES PARA CONTATO: 

Charlane Cimini Corrêa

Professor e Pesquisador

charcorrea@gmail.com

(32) 98848-5935

 

WEBSITE DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO: 

  

LINKS ÚTEIS: