BREVE DESCRIÇÃO:
A invenção se refere ao uso de três sequências peptídicas, definidas por SEQ ID n°1, SEQ ID n°2 e SEQ ID n°3, composta por regiões conservadas de uma proteína de diferentes sorovares do gênero Leptospira interrogans, além de um kit e um método para detecção de leptospirose em amostras biológicas de mamíferos.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
O diagnóstico da leptospirose enfrenta desafios devido às limitações dos métodos tradicionais, de modo que há uma demanda crescente por métodos diagnósticos mais rápidos, precisos e econômicos.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A solução proposta é o uso de três sequências peptídicas, definidas por SEQ ID n°1, SEQ ID n°2 e SEQ ID n°3, composta por regiões conservadas de uma proteína de diferentes sorovares do gênero Leptospira interrogans, além de um kit e um método para detecção de leptospirose em amostras biológicas de mamíferos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O kit e método propostos para o diagnóstico de leptospirose utilizam peptídeos sintéticos específicos para detectar anticorpos contra Leptospira, melhorando a precisão e a rapidez do diagnóstico. Esta abordagem permite uma detecção precoce da infecção, facilita o uso e é mais econômica, ampliando a eficácia e acessibilidade do diagnóstico da leptospirose.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
A principal aplicação é no diagnóstico de Leptospirose.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
TRL (não informado)
TITULARES:
UFU - Universidade Federal de Uberlândia
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
UFG - Universidade Federal de Goiás
INVENTORES:
Anna Monteiro Correia Lima
Jandra Pacheco dos Santos
Álvaro Ferreira Júnior
Daniella Castanheira Bartholomeu
Ricardo Toshio Fujiwara
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 102020019043-1 A2
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
juridico@intelecto.ufu.br
(34) 3239-4978
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.